Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil

Imagem de Miniatura
Data
2018-12-05
Autores
Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]
Orientadores
Finco, Daniela [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Research Investigates The Gender Relations In The Small Child From The "Friday: Toy Day", In A Public Institution Of Early Childhood Education In The Countryside Of São Paulo. It Seeks To Understand What Values And Norms About Femininities And Masculinities Have Been Imprinted In Toys, How Gender Meanings Have Been Constructed Among Young Children, And How The Institution Organizes This Educational Practice. Through An Ethnographic Research With Girls And Boys Aged 5 And 6, It Reveals Which Types Of Toys Children Have Taken From Home To The Educational Institution Of Early Childhood, Their Choices, Exchanges, And Negotiations, And How Girls And Boys Create Different Gender Meanings In Their Play. The Research Has A Theoretical Reference At The Studies On Toys From The Sociological Approach Of The Childhood, The Childhood Pedagogy, And Gender Studies. Considering The Brazilian Reality, Marked By The Emergence Of Gender Violence In Different Contexts Of Society, And By The Regression In The Field Of Rights
Esta Pesquisa Investiga As Relações De Gênero Na Pequena Infância A Partir Da "Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo", Em Uma Instituição De Educação Infantil Da Rede Pública Do Interior De São Paulo. Busca Compreender Quais Os Valores E Normas Sobre Feminilidades E Masculinidades Têm Sido Impressos Nos Brinquedos, Como Os Significados De Gênero Têm Sido Construídos Entre As Crianças Pequenas E Como A Instituição Organiza Esta Prática Educativa. Por Meio De Uma Pesquisa Etnográfica Com Meninas E Meninos De 5 E 6 Anos De Idade, Revela Quais Os Tipos De Brinquedos Que As Crianças Têm Levado De Casa Para A Instituição De Educação Infantil, Suas Escolhas, Trocas E Negociações, E Como Meninas E Meninos Criam Significados Diversos De Gênero Em Suas Brincadeiras. A Pesquisa Tem Como Referencial Teórico Os Estudos Sobre Brinquedos A Partir Da Abordagem Sociológica Da Infância, A Pedagogia Da Infância E Os Estudos De Gênero. Considerando A Realidade Brasileira Marcada Pela Emergência Da Violência De Gênero Em Diferentes Conte
Descrição
Citação