A Imagem Fotográfica Como Poética Crítica Em Um Período De Estado De Exceção: São Paulo, Início Do Século Xxi

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Data
2018-03-19
Autores
Santos, Renata Cordeiro Dos [UNIFESP]
Orientadores
Araujo, Virginia Gil [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This Study Handles The Photographic Image As A Critical Poetic In A State Of Exception Period. The Approach Refers Specifically To The Surroundings Of The Luz Region, A Territory Located In The Centre Of The City Of São Paulo That Encompasses A Reminiscence Of The Civic-Military Brazilian Dictatorship: The Building Of The Former Deops (Political And Social Order Department) " Which Now Bears Two Different Museums, The Estação Pinacoteca And The Memorial Da Resistência. The Procedures Of This Research Aim To Impart Fernando Piola"S Projeto Praça Vermelha (2005-2014) And Tuca Vieira"S Photographic Series Cracolândia (2012) As Artworks Bound To A Poetic Capable Of Breaking The Silence And Facing The Open Wounds Of The Urban Setting. Observed As Agents Of A Perception And Discussion Of The Contemporary City, The Photographies Arouse Surprise In The Viewer And Display Possibilities Of A More Anthropologic Art Historicism, Concerned With The Alterity. This Work Proposes The Comprehension Of These Photographies As I
Este Estudo Trata A Imagem Fotográfica Como Uma Poética Crítica Em Um Período De Estado De Exceção. De Modo Específico, A Abordagem Se Refere Ao Entorno De Um Território Do Centro Da Cidade De São Paulo, A Região Da Luz, Onde Está Localizado O Prédio Do Antigo Deops (Departamento De Ordem Política E Social) Dos Anos De Ditadura Civil-Militar No Brasil " Atualmente Abriga A Estação Pinacoteca E O Memorial Da Resistência, Duas Instituições Museológicas. O Traçado Desta Pesquisa Revela Os Trabalhos Projeto Praça Vermelha (2005-2014) De Fernando Piola E A Série Fotográfica Cracolândia (2012)De Tuca Vieira Como Atrelados A Uma Poética De Romper Os Silêncios E De Lidar Com As Feridas Abertas Do Espaço Urbano. Assim, São Como Agentes De Percepção E Discussão Da Cidade Contemporânea, Asimagens Fogem De Uma Apresentação Usual Desse Território, Causam Estranhamento E Abrem Possibilidades Para A Escrita De Uma História Da Arte Mais Antropológica, Preocupada Com A Alteridade. Busca-Se Compreendê-Las Como Pertencentes A U
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