Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)

Imagem de Miniatura
Data
2018-08-20
Autores
Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Research Aims At Analyzing How And What Mathematical Knowledge Are Articulated With The Subject Manual Work During The Primary School In The States Of São Paulo And Rio De Janeiro, Places Of Dissemination Of Education Ideals. The Research Period Is Delimited According To The Performance Of The Manual Works As A School Subject In The Primary Programs Of São Paulo And Rio De Janeiro States (1890-1950). The Theories Of Cultural History (Chartier, 2002, 2010, 2011), The History Of School Subjects And Teaching Purposes (Chervel, 1990), As Well As The Concepts Of Disciplinarization And "Knowledge For Teaching" And "Knowledge To Teach" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) Are Employed In Analysis Of Primary Education Programs, Articles Of Pedagogical Journals And School Textbooks In The Construction Of A Historical Narrative About The Articulations. The Analysis Of The Sources Became Possible To Verify That These Articulations Are Not Exempt From The Educational Moment, Space And Teaching Purposes Of The Primary Schoo
Esta Investigação Objetiva Analisar Como E Quais Saberes Matemáticos Articulam-Se Na Matéria Escolar Trabalhos Manuais Ao Longo De Sua Escolarização No Curso Primário Nos Estados De São Paulo E Rio De Janeiro, Locais De Disseminação De Ideais Da Educação. O Período Que Concerne À Pesquisa É Delimitado Segundo A Atuação Dos Trabalhos Manuais Como Uma Matéria Escolar Nos Programas Primários Dos Estados Paulista E Fluminense (1890 " 1950). As Teorias Da História Cultural (Chartier, 2002, 2010, 2011), Da História Das Disciplinas Escolares E Finalidades De Ensino (Chervel, 1990), Além Dos Conceitos De Disciplinarização E Saberes "A" E "Para Ensinar" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) São Empregados Na Análise De Programas De Ensino Primário, Artigos De Revistas Pedagógicas E Manuais Escolares Na Construção De Uma Narrativa Histórica Acerca Das Articulações. A Análise Das Fontes Possibilitou Constatar Que Essas Articulações Não São Isentas Do Momento Educacional, Espaço E Finalidades De Ensino Da Escola Primária E Da Pr
Descrição
Citação