Classe Hospitalar: Do Território Ao Lugar Em Tempos E Espaços Educacionais
Arquivos
Data
2018-08-31
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Research Relates To The Place That Embraces The Relations Between The Subjects In The Hospital Classroom. To Understand It, We Worked With The Class Starting From The Teacher's And Student's Movement From Their School Of Origin To Relate With Each Other In This Other Place, A Process Which We Call Deterritorialization. From This Concept, Adopted By The Geography Of Gilles Deleuze And Felix Guattari, We Approach The Other Concepts Related To Research And Subjects Of Action: Territory And Place. In This Way, We Thought The Deployment Of The Investigation Should Be To Understand How The Teachers Related To Each Other And How They Modified Their Practices According To This Spatial And Relational Displacement. Our Purpose Was To Find Out If, Because Of The Deterritorialization Of These Subjects, A Place Was Created - Which Is The Hospital Classroom -, And, If This Fact Is Concrete, To Understand How The Practices Of The Teachers Were Modified In This Environment. The Methodology Was Assisted By Interviews And
O Contexto Desta Pesquisa Está Relacionado Ao Lugar Que Abrange As Relações Entre Os Sujeitos Na Classe Hospitalar. Para Entendê-Los, Trabalhou-Se Com A Classe A Partir Da Saída Das Professoras E Alunos Da Escola De Origem Para Se Relacionarem Neste Outro Lugar, Processo O Qual Que Chamamos De Desterritorialização. Com Base Neste Conceito, Adotado Pela Geografia De Gilles Deleuze E Feliz Guattari, Abordamos Os Demais Conceitos Relacionados À Pesquisa E Sujeitos De Ação: Território E Lugar. Desta Forma, Pensou-Se Como Desdobramento Da Investigação, Entender Como As Professoras Se Relacionavam E Como Modificavam As Suas Práticas Partindo Desse Deslocamento Espacial E Relacional. O Propósito Foi Descobrir Se A Partir Da Desterritorialização Desses Sujeitos, Criava-Se Um Lugar, Que É A Classe Hospitalar E, Entender, Se Esse Fato For Concreto, Como As Práticas Das Professoras Se Modificavam Neste Ambiente. A Metodologia Contou Com Apoio De Entrevistas E Análise De Conteúdo, Apoiado Em Autores Da Base Geográfica Pa
O Contexto Desta Pesquisa Está Relacionado Ao Lugar Que Abrange As Relações Entre Os Sujeitos Na Classe Hospitalar. Para Entendê-Los, Trabalhou-Se Com A Classe A Partir Da Saída Das Professoras E Alunos Da Escola De Origem Para Se Relacionarem Neste Outro Lugar, Processo O Qual Que Chamamos De Desterritorialização. Com Base Neste Conceito, Adotado Pela Geografia De Gilles Deleuze E Feliz Guattari, Abordamos Os Demais Conceitos Relacionados À Pesquisa E Sujeitos De Ação: Território E Lugar. Desta Forma, Pensou-Se Como Desdobramento Da Investigação, Entender Como As Professoras Se Relacionavam E Como Modificavam As Suas Práticas Partindo Desse Deslocamento Espacial E Relacional. O Propósito Foi Descobrir Se A Partir Da Desterritorialização Desses Sujeitos, Criava-Se Um Lugar, Que É A Classe Hospitalar E, Entender, Se Esse Fato For Concreto, Como As Práticas Das Professoras Se Modificavam Neste Ambiente. A Metodologia Contou Com Apoio De Entrevistas E Análise De Conteúdo, Apoiado Em Autores Da Base Geográfica Pa