As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950
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Data
2018-10-01
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
This Text Is The Result Of A Research In The History Of Mathematical Education That Has As Its Theme The Knowledge Measures In The Guidelines For Primary School In São Paulo/Brazil, 1890-1950. With The Intention Of Characterizing Historically The Mobilizations And Purposes Of Teaching Of The Knowledge Measures In The Proposals For The School, In This Study It Was Admitted As Sources The Teaching Programs Of São Paulo, Manuals And Journals Published In The Period. The Research Was Subsidized By Elements Of Cultural History (Chartier, 2000), School Culture (Julia, 2001) And More Specifically By The History Of The School Subjects (Chervel, 1990). From This Theoretical-Methodological Apparatus, Readings Of The Composition Of Different Subjects, Such As Arithmetic, Geometry And Drawing, Confirmed The Thesis That The Knowledge Measures, By Its Own Statute In The Primary School, Is Configured By Different Mobilizations And Purposes, Which Constitutes Such As "Arts Of Measuring", Which Sometimes Resulted From The Dia
Este Texto É O Resultado De Uma Pesquisa No Âmbito Da História Da Educação Matemática Que Tem Por Tema O Saber Medidas Nas Orientações Do Ensino Paulista, 1890-1950. Com Intenção De Caracterizar Historicamente As Mobilizações E Finalidades De Ensino Do Saber Medidas Nas Propostas Para A Escola, Neste Estudo Se Admitiu Como Fontes Os Programas De Ensino Paulistas, Manuais E Revistas Publicadas No Período. A Pesquisa Foi Subsidiada Por Elementos Da História Cultural (Chartier, 2000), Cultura Escolar (Julia, 2001) E Mais Especificadamente Pela História Das Disciplinas Escolares (Chervel, 1990). Mediante Este Aparato Teórico-Metodológico, Leituras Da Composição De Diferentes Matérias, Como Aritmética, Geometria E Desenho, Confirmaram A Tese De Que O Saber Medidas, Por Seu Estatuto Próprio, Se Configura Por Diferentes Mobilizações E Finalidades, O Que Se Constitui Como "Artes De Medir", Que Por Vezes Foram Decorrentes Dos Diálogos Com Os Movimentos Pedagógicos Que Circularam À Época. A Análise Da Documentação Educ
Este Texto É O Resultado De Uma Pesquisa No Âmbito Da História Da Educação Matemática Que Tem Por Tema O Saber Medidas Nas Orientações Do Ensino Paulista, 1890-1950. Com Intenção De Caracterizar Historicamente As Mobilizações E Finalidades De Ensino Do Saber Medidas Nas Propostas Para A Escola, Neste Estudo Se Admitiu Como Fontes Os Programas De Ensino Paulistas, Manuais E Revistas Publicadas No Período. A Pesquisa Foi Subsidiada Por Elementos Da História Cultural (Chartier, 2000), Cultura Escolar (Julia, 2001) E Mais Especificadamente Pela História Das Disciplinas Escolares (Chervel, 1990). Mediante Este Aparato Teórico-Metodológico, Leituras Da Composição De Diferentes Matérias, Como Aritmética, Geometria E Desenho, Confirmaram A Tese De Que O Saber Medidas, Por Seu Estatuto Próprio, Se Configura Por Diferentes Mobilizações E Finalidades, O Que Se Constitui Como "Artes De Medir", Que Por Vezes Foram Decorrentes Dos Diálogos Com Os Movimentos Pedagógicos Que Circularam À Época. A Análise Da Documentação Educ