A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física

Imagem de Miniatura
Data
2018-09-28
Autores
Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]
Orientadores
Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Thesis Investigated The Presence Of Inclusion And Disability Themes In Public School Physical Education Classes Previously Chosen For Field Research. The Main Objective Was To Analyze The Impact Of Sportive Practices On The Production Of Inclusive Strategies. Based On Participant Research, Which Was Inspired By Ethnographic Studies Attentive To The Importance Of Details, Activities Were Monitored Closely And Within The Institution To Record Specific Scenes In Many Institutional Settings. A Child With Physical Disability Was Chosen For Intense And Continuous Follow-Up. It Was Possible To Verify That The Hegemony Of The High Performance Sport And The Sportive Practices Has Negative Repercussions For All The Students Perceived As Non-Standard, Especially The Student With A Disability.
Esta Tese Pesquisou A Presença Dos Temas Inclusão E Deficiência Em Aulas De Educação Física Em Escola Pública Previamente Escolhida Para A Pesquisa De Campo. O Objetivo Principal Foi O De Analisar O Impacto Das Práticas Esportivizantes Na Produção De Estratégias Inclusivas. Com Base Em Pesquisa Participante, Que Se Inspirou Em Estudos Etnográficos Atentos À Importância Dos Detalhes, As Atividades Foram Acompanhadas De Perto E Por Dentro Da Instituição De Modo A Registrar Cenas Específicas Nos Muitos Cenários Institucionais. Foi Escolhida Uma Criança Com Deficiência Física Para Acompanhamento Intenso E Contínuo. Foi Possível Constatar Que A Hegemonia Do Esporte De Alto Rendimento E Das Práticas Esportivizantes Tem Repercussões Negativas Para Todos Os Alunos Percebidos Como Fora Do Padrão, Especialmente O Aluno Com Deficiência.
Descrição
Citação