Os Caminhos Para Universidade: Dos Percursos Traçados Por Estudantes Às Trilhas Deixadas Pelos Movimentos Populares De Luta Pelo Direito Ao Ensino Superior

Imagem de Miniatura
Data
2018-09-24
Autores
Fonseca, Marcelo Barreto Da [UNIFESP]
Orientadores
Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Dissertation Is A Result Of The Personal History Of Its Author, Especially In Relation To Its Involvement With The Sem University Movement, Participation In The Project Cursinho Popular Na Periferia, Developed By This Movement, And Engagement In The Popular Struggle For The Right To Higher Education . Fruit Of This History Precisely Because The Initial Theme, The Fear Of The University, Arose In One Of The Activities Linked To The Said Project. During The Masters Course, For Several Reasons, The Project Underwent Several Changes Until It Became A Study About The Trajectories Of Students In Search Of Their Place In Higher Education As Well As On The Collective Construction Of The Paths That Lead To The University. To Do So, We Conducted A Narrative Review On Barriers And Facilitators Present In The Trajectories Of Transition From High School To Higher Education, Drawn Mainly By Poor Students From Public Schools. At This Point We Seek To Provide An Overview Of The Variables Present In This Transition And W
Esta Dissertação É Fruto Da História Pessoal De Seu Autor, Sobretudo No Que Tange Ao Seu Envolvimento Com O Movimento Dos Sem Universidade, A Participação No Projeto Cursinho Popular Na Periferia, Desenvolvido Por Este Movimento, E O Engajamento Na Luta Popular Pelo Direito Ao Ensino Superior. Fruto Dessa História Justamente Porque O Tema Inicial, O Medo Da Universidade, Surgiu Em Uma Das Atividades Vinculadas Ao Referido Projeto. No Decorrer Do Mestrado, Por Diversas Razões, O Projeto Sofreu Várias Alterações Até Se Tornar Um Estudo Sobre As Trajetórias De Estudantes Em Busca De Seu Lugar No Ensino Superior Bem Como Sobre A Construção Coletiva Dos Caminhos Que Levam À Universidade. Para Tanto, Realizamos Uma Revisão Narrativa Sobre Barreiras E Facilitadores Presentes Nas Trajetórias De Transição Do Ensino Médio Para O Superior, Traçadas, Sobretudo, Por Estudantes Pobres E Oriundos De Escolas Públicas. Neste Ponto Buscamos Trazer Um Panorama Geral Das Variáveis Presentes Nessa Transição E Pretendemos Entender
Descrição
Citação