O Fundamental Ii E O Tempo: Problemas E Aplicação Em Sala De Aula

Data
2018-11-05
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Time and temporality issues longstanding permeate the thinking of philosophers and historians. In regards to History Teaching, the concern of time and temporality is revealed in recent historiographic works and also in the current legislation of Brazil. Time is a fundamental concept to the processes of teaching and learning of History students in any particular educational stage. Therefore, this work aims to measure how much students absorb and learn about the concept of time, and to highlight the means by which teachers can stimulate the students to be willing to open up to this concept, making them take an interest in learning about it. In order to achieve this, the most relevant methodological and theoretical concepts concerning the school culture were considered, constituting the path followed. A rigorous qualitative method was implemented in order to gather the relevant documentation to proceed with the analysis, supported by historiographies that discussed time, school culture and History teaching. After examining the results, lesson plans were proposed, and they aimed to enhance the assimilation level of the studied content. With respect to the legislation, the History teaching, and the contemporary historiography about time in the Elementary II, this research intends to support the improvement of the methods employed in the classroom and to substantiate the learning of the concept of time.
Questões ligadas ao tempo e à temporalidade permeiam o pensamento de filósofos e historiadores desde longa data. No que concerne ao Ensino de História, esta preocupação se descortina tanto em trabalhos recentes da historiografia, quanto nas legislações vigentes no Brasil. Acredita-se que o tempo seja um conceito fundamental para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de História em qualquer etapa escolar. Assim, este trabalho tem por objetivo mensurar o quanto os alunos e alunas apreendem sobre o conceito de tempo e os meios pelos quais podemos estimular ainda mais este conhecimento. Para tanto, foi tomado como percurso teórico-metodológico os mais relevantes conceitos acerca da Cultura Escolar. Para isso, foi utilizado rigoroso método qualitativo a fim de levantar a documentação necessária para a análise, que foi respaldada por historiografias ligadas ao tempo, à Cultura Escolar e ao Ensino de História. Após o exame dos resultados, foram propostos planos de aula, os quais tiveram o intuito de elevar o nível de assimilação do conteúdo estudado. Considerando a legislação, o Ensino de História e a historiografia contemporânea sobre o tempo no Ensino Fundamental II, esta pesquisa pretende corroborar para a melhoria dos métodos empregados em sala de aula para o Ensino de História e para o aprendizado do conceito de tempo.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)