A Escola Encontra O Passado No Cinema: "Luz, Câmera... Educação!"

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Data
2018-08-17
Autores
Brossa, Joao Misael Da Silva [UNIFESP]
Orientadores
Deus, Denilson Botelho De [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This research analyses the ways in which the didactic material "Luz, Câmera... Educação!", produced between 2008 and 2015, builds knowledge about the past in its proposed cinema activities to history lessons. This didactic material belongs to "O Cinema Vai à Escola", being one of three sub-projects created by the "Cultura é Currículo" project, from São Paulo State Education Department. "O Cinema Vai à Escola" was the sub-project that provided a collection of DVD films, the DVD equipment and the didactic support material to São Paulo State High School's schools. This material, entitled "Luz, Câmera... Educação!", had its development between 2008 and 2015, consisting of four notebooks for teacher's use that discuss the cinema and its uses in education, as well as provide forwarding prescriptions, with a range of more than four independent prescription scripts, pointing out how the films that were chosen can be used in the classroom. The “Luz, Câmera… Educação!” project is divided into a wide range of publications, in which four of them, properly binded, were released: numbers 1 and 4 of “Caderno de Cinema do Professor”, containing prescriptions of activities that uses films; and numbers 2 and 3 of “Caderno de Cinema do Professor”, containing several articles and interviews about the cinema‟s characteristics and uses. Among the content of the above-mentioned publications, the activities, articles and interviews directed to history lessons, especially those that have the narratives and activities about the past as the focus, are the object of research of this dissertation. The past perceptions created by this prescriptive group are the key point of this research, as its activities suggestions seek to build knowledge about the past using films. Hence, the built relations between past and present in the activities that are based in the prescript films forms the main point of this research. In addition, to reflect on cinema‟s usage and non-usage in history lessons compose this main point, seeking not only ways, but also suggestions to cinema‟s usage in the teaching practice, having the teacher autonomy, the media literacy and the problems concerning common cinema‟s usage in education as the focus.
Este trabalho analisa as formas como material didático “Luz, Câmera... Educação!”, produzido entre 2008 e 2015, constrói conhecimento sobre o passado em suas propostas de atividades com cinema para as aulas de história. Esse material didático faz parte do subprojeto “O Cinema à Vai Escola”, e é um dos três braços criados pelo projeto “Cultura é Currículo”, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. “O Cinema Vai à Escola” distribuiu às escolas de ensino médio do estado de São Paulo equipamentos e acervo de filmes em formato DVD junto com um material didático de apoio. Esse material, intitulado “Luz, Câmera... Educação!”, desenvolvido entre 2008 e 2015, consiste em quatro cadernos propostos para uso do professor, os quais problematizam o cinema e seus usos na educação, bem como fornecem encaminhamentos de prescrições, com mais quatro conjuntos de roteiros prescritivos avulsos, destacando como os filmes selecionados podem ser utilizados em sala de aula. O “Luz, Câmera… Educação!” está dividido em várias publicações, e quatro delas, devidamente encadernadas, foram lançadas: os números 1 e 4 do “Caderno de Cinema do Professor”, contendo prescrições de atividades valendo-se de filmes; e o “Caderno de Cinema do Professor” 2 e 3, contendo uma série de artigos e entrevistas sobre os usos e as características do cinema. Os conteúdos das publicações mencionadas, as atividades, os artigos e as entrevistas dirigidas para as aulas de história, especialmente as que têm como foco as narrativas e as atividades sobre o passado, são o objeto desta dissertação. As percepções de passado criadas por esse grupo prescritivo são ponto central deste trabalho, uma vez que suas propostas de atividades buscam construir conhecimentos sobre o passado valendo-se de filmes. Logo, a relação criada entre passado e presente nas atividades baseando-se nos filmes prescritos constitui o eixo principal do presente trabalho. Aliado a isso, refletir sobre os usos e desusos do cinema nas aulas de história compõe esse eixo central apresentado, buscando não apenas formas, mas propostas para os usos do cinema na prática docente, tendo como foco a autonomia docente, o letramento midiático e as problemáticas envolvidas nos usos comuns do cinema na educação.
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