Pan-Africanismo, Descolonização Das Nações Africanas E O Ensino De História

Data
2018-09-13
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This is a research on the possibilities of insertion of themes of pan-africanism and of the processes of decolonization of the african nations in the teaching of History. It is configured from a professional master's program, which has its nature defined by the meticulous study of this area: the "ProfHistória". The whole intent of the research is based on an uneasiness shared by the teacher-researcher who writes this work, together with his students, in relation to the themes of racism and the history of the struggle traditions of the black movement in Africa and in the diaspora. The research advanced towards the examination of the construction of a school curriculum in History, which recognizes and values the History of Contemporary Africa. Our work, therefore, unfolds in order to provide a rigorous analysis on the insertion of the themes cited from materials produced for the care of teachers and students of History in basic education, specifically the Synthesis of the collection General History of Africa. In this way, we will place the chosen sources before the different traditions of thought on the pan-Africanism and the decolonization of the African nations, so that we can verify the possibilities of mobilization of the subjects in question, in the teaching of History.
Esta pesquisa versa sobre possibilidades de inserção dos temas do pan-africanismo e dos processos de descolonização das nações africanas no ensino de História. Ela se configura a partir de um programa de mestrado profissional, que tem sua natureza definida pelo estudo minucioso dessa área: o “ProfHistória”. Todo o intento da pesquisa parte de uma inquietação compartilhada pelo professor-pesquisador que escreve este trabalho, junto à seus alunos, em relação aos temas do racismo e da história das tradições de luta do movimento negro na África e na diáspora. A pesquisa avançou em direção ao exame da construção de um currículo escolar em História, que reconhece e valoriza a História da África Contemporânea. Nosso labor, portanto, se desdobra com vistas a proporcionar uma rigorosa análise sobre a inserção dos temas citados a partir de materiais produzidos para o atendimento de professores e estudantes de História na educação básica, em específico, a Síntese da coleção História geral da África. Deste modo, iremos colocar as fontes escolhidas diante das diferentes tradições de pensamento sobre o pan-africanismo e a descolonização das nações africanas, para que assim, possamos verificar as possibilidades de mobilização dos temas em questão, no ensino de História.
Descrição
Citação
Pré-visualização PDF(s)