Aprendizado De Línguas Na Era Digital: Call E Questões De Integração
Arquivos
Data
2018-06-13
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
In A Widely Globalized World, The Increasing Reliance And Need For Technology And Communication Among Individuals On A World Scale Is Evident, A Channel Which Can Be Enhanced When Thinking About Effective Language Teaching And Learning. The Invention Of Computers Made It Possible To Create Computer Programs For The Teaching And Learning Of Languages That Gave Birth To Call In 1960 Through The Plato Project (University Of Illinois, 1960). Call, Or Computer-Assisted Language Learning, Can Be Defined As "The Pursuit And Study Of Computer Applications In Language Teaching And Learning" (Levy, 1997, P.1). This Dissertation, Which Is Part Of The Language In New Contexts Research Line Of The Graduate Program In Letters Of The Federal University Of São Paulo, Aims To Study Call, Which Encompasses A Wide Range Of Information And Communication Technology Applications, As Well As Approaches To Foreign Language Teaching And Learning, From Traditional Exercises And Practice Programs Such As Drills And Face-To-Face Teachin
Esta Dissertação, Que Se Enquadra Na Linha De Pesquisa Linguagem Em Novos Contextos Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da Universidade Federal De São Paulo, Tem Como Objeto De Estudo O Call, Que Engloba Uma Ampla Gama De Aplicações De Tecnologia Da Informação E Comunicação, Além De Abordagens Para O Ensino-Aprendizagem De Línguas Estrangeiras, Desde Programas De Exercício E Prática Tradicionais, Como Drills E Ensino Presencial, A Manifestações Mais Recentes, Como Ambientes Virtuais De Aprendizagem E Ensino A Distância. Objetiva-Se, Com Esta Pesquisa, Descrever O Call, Seus Formatos E Ferramentas, Indicar Facilidades E Dificuldades De Sua Utilização No Processo Linguístico-Educacional E Pensar A Relação Dos Professores Com A Ferramenta Call Para O Ensino De Língua E O Ethe Discursivo Desses Professores. A Fundamentação Teórica Pauta-Se Em Estudos Da Linguística, Educação E Das Novas Tecnologias, Com Enfoque Na Análise Do Discurso Francesa De Maingueneau (1997, 2005, 2010, 2011b, 2016 [2004]). Metodologicam
Esta Dissertação, Que Se Enquadra Na Linha De Pesquisa Linguagem Em Novos Contextos Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da Universidade Federal De São Paulo, Tem Como Objeto De Estudo O Call, Que Engloba Uma Ampla Gama De Aplicações De Tecnologia Da Informação E Comunicação, Além De Abordagens Para O Ensino-Aprendizagem De Línguas Estrangeiras, Desde Programas De Exercício E Prática Tradicionais, Como Drills E Ensino Presencial, A Manifestações Mais Recentes, Como Ambientes Virtuais De Aprendizagem E Ensino A Distância. Objetiva-Se, Com Esta Pesquisa, Descrever O Call, Seus Formatos E Ferramentas, Indicar Facilidades E Dificuldades De Sua Utilização No Processo Linguístico-Educacional E Pensar A Relação Dos Professores Com A Ferramenta Call Para O Ensino De Língua E O Ethe Discursivo Desses Professores. A Fundamentação Teórica Pauta-Se Em Estudos Da Linguística, Educação E Das Novas Tecnologias, Com Enfoque Na Análise Do Discurso Francesa De Maingueneau (1997, 2005, 2010, 2011b, 2016 [2004]). Metodologicam