O Artigo De Opinião No Livro Didático De Língua Portuguesa: Desafios E Possibilidades Para A Produção Textual

Imagem de Miniatura
Data
2018-04-25
Autores
Silva, Alciene Carvalho [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Thesis"S Main Objective Is Analyzing The Teaching-Learning Proposals For Text Production, Whose Focus Is The Discursive Genre Opinion Piece, Which Belongs To The Journalistic Sphere Of Discourse, But Which, When Re-Presented In Textbooks, Becomes Part Of The Pedagogical Discursive Universe. The Research Corpus Is Composed Of Two Collections Of Portuguese Language Textbooks For Ensino Fundamental Ii, Selected By The Pnld In 2014: Português Linguagens, By Authors William Roberto Cereja And Thereza Cochar Magalhães, And Vontade De Saber Português, By Authors Rosemeire Alves And Tatiane Brugnerotto. We Have Analyzed How The Activities Of Text Production, Based On The Journalistic Discursive Genre, More Specifically The Opinion Piece, Proposed In The Textbooks Of Portuguese Language For Ensino Fundamental Ii, Contribute To The Development Of Writing Skills Of Students In Elementary School. We Have Adopted In Our Research Both A Quantitative And Qualitative Approach. In Order To Do So, We Have Drawn On The The
Esta Dissertação Tem Como Objetivo Analisar As Propostas De Ensino-Aprendizagem De Produção Textual, Cujo Enfoque É O Gênero Discursivo Artigo De Opinião, Pertencente À Esfera Discursiva Jornalística, Mas, Quando Reapresentado No Livro Didático, Passa A Integrar O Universo Discursivo Pedagógico. O Corpus De Pesquisa São Duas Coleções De Livro Didático De Língua Portuguesa Do Ensino Fundamental Ii, Selecionados Pelo Pnld De 2014: Português Linguagens, Dos Autores William Roberto Cereja E Thereza Cochar Magalhães, E Vontade De Saber Português, Das Autoras Rosemeire Alves E Tatiane Brugnerotto. Analisamos Como As Atividades De Produção Textual, A Partir Do Gênero Discursivo Jornalístico, Mais Especificamente O Artigo De Opinião, Proposta Nos Livros Didáticos De Língua Portuguesa De Ensino Fundamental Ii, Contribuem Para O Desenvolvimento Da Habilidade Da Escrita Dos Alunos Da Escola Básica. Adotamos Na Pesquisa Uma Abordagem Quantitativa E Qualitativa. Para Tal, Recorremos Ao Suporte Teórico De Autores Como: App
Descrição
Citação
Coleções