Inserção profissional e sua relação com a formação em educação física na Universidade Federal de São Paulo

Data
2013-12-16
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O objetivo deste trabalho foi compreender a inserção profissional dos egressos do curso de educação física da Universidade Federal de São Paulo – campus Baixada Santista e analisar a relação desta inserção com a formação interdisciplinar e interprofissional proposta pela instituição. Foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa e analisou parte do banco de dados da pesquisa com título “Análise de um projeto de Educação Interprofissional na formação de saúde: ótica dos egressos”. Os participantes da pesquisa foram os egressos do curso de Educação Física da instituição, formados nos anos 2009 e 2010. O critério de inclusão dos mesmos foi ser formado na UNIFESP-BS há 2 anos. A amostra total do banco de dados era de 107 voluntários, entretanto utilizamos 15 questionários, os que correspondiam aos egressos do curso de Educação Física. A análise de dados foi realizada de modo nãoapriorístico, ou seja, as categorias surgiram a partir das respostas obtidas. Após a leitura dos questionários foi possível chegar a cinco categorias: 1. Pós-graduação (6 voluntários); 2. Fitnees, esportes e outras práticas corporais (8 voluntários); 3. Saúde (2 voluntários); 4. Docência (1 voluntário); 5. Desempregado (1 voluntário). Nota-se que os egressos estão inseridos em áreas comuns à EF (academias de ginástica, personal trainer, avaliação física, entre outros), na saúde e na pós-graduação. Dessa forma, concluímos que as inserções profissionais dos egressos corroboram com o previsto pelo Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo, embora a atuação em saúde, foco da formação, ainda tenha baixa representatividade.
The aim of this study was to comprehend the process of professional practice of the graduates in Physical Education from the Universidade Federal de São Paulo – campus BaixadaSantista and analyze the relationship of this process with the interdisciplinary and interprofessionalformation proposed by the institution. A research was performed with a qualitative approach and a part of the database of another research named “Análise de um projeto de Educação Interprofissional na formação de saúde: ótica dos egressos” was analyzed, with Prof. Dr. Rosana Rossit as responsible researcher. Survey participants were graduates between 2009 and 2010. The inclusion criterion was having superior to 2 years work experience and be trained in UNIFESP-BS. The sample database was 107 volunteers, however we used 15 questionnaires, which corresponded to students who graduated from Physical Education. Data analysis was performed non-priori manner, in another words, the categories emerged from the responses. From the reading of 15 questionnaires it was possible to reach five categories: 1. Postgraduate (6 volunteers), 2. Fitnees, sports and other physical practices (8 volunteers), 3. Health (2 volunteers), 4.Teaching (1 volunteer), 5.Unemployed (1 volunteer). We notice that the graduates are placed in the common EF (gyms, personal trainer, physical evaluation, among others), health and postgraduate areas. The results found in this study corroborate with the expected by Political Pedagogical of Course. Thus, we conclude that the inserts found in this study corroborate that provided by the Pedagogical Project Course of Physical Education, Federal University of São Paulo, although the professional practice had been low representativity
Descrição
Citação
CANDIDO, Luana de Oliveira. Inserção profissional e sua relação com a formação em educação física na Universidade Federal de São Paulo. 2013. 33 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.
Pré-visualização PDF(s)