Cuidado paliativo e educação: percepções da equipe multiprofissional de um hospital de alta complexidade da grande São Paulo

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Data
2018
Autores
Reis, Ana Cláudia Arguelles dos [UNIFESP]
Orientadores
Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The aim of this research was to analyse the insights of the multi-professional team regarding the practices of the palliative care ward of the Santa Marcelina Hospital in Itaquera, which is categorized as a high complexity hospital in Greater São Paulo, Brazil. Other objectives included: to report the views of the professionals of the multi-professional team in relation to the process of work performed in a Palliative Care ward, identifying the observations of this team when facing the death of the hospitalized patient, in addition analyzing how to disseminate the concepts of Palliative Care for the professionals who carry out internship in this ward, by means of educational initiatives.For this purpose, a descriptive exploratory study with a qualitative approach was performed, having as data collection tools and as a suggestion from the Examining Body, the implementation of two focus groups carried out on 20/06/2017, for the supplementation of data and the possibility of bringing other experiences to the data collected, allowing for a more comprehensive look at the multi-professional team. On 08/02/2018 the second focus group meeting was held with the professionals who work in the palliative care team. These included: 02 Preceptors, 01 Nurse, 01 Physiotherapist, 01 Audiologist, 01 Dietitian, 03 Medical Residents and 03 Residents of the Multi-Professional Hematologic Oncology team, by way of approval from the Research Ethics Committee at UNIFESP and the Santa Marcelina Hospital in Itaquera. The content analysis and themed modality was developed in focus groups from 03 themed cores: the Palliative Care Ward, End of Life and Education in Palliative Care, with 153 (one hundred and fifty three) content units and 209 (two hundred and nine) registry units, from which there emerged 07 (seven) categories and 08 (eight) sub-categories. The data analysis showed that the multi-professional team, despite consisting of professionals who work in the Palliative Care Ward throughout periods which vary from 03 months to 04 years, maintain a good relationship and professional respect. It was possible to conclude that there is good interaction between the members of the multi-professional team, with the exchanging of experiences, active listening, respect for other’s opinions, search for knowledge and willingness to disseminate Palliative Care knowledge to other wards and the Emergency Department of the Hospital. However, this is an initial project, that is to say, the beginning of a discussion to provide educational initiatives to the Palliative Care professionals, in order to improve the working process, provide comfort to the patients, in addition to the extended care of their families and also to the multi-professional team. This included caring for the physical and mental health of the team, to avoid illnesses such as Burnout Syndrome.
O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da equipe multiprofissional sobre as práticas do trabalho em Enfermaria de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Marcelina de Itaquera, o qual é caracterizado como um Hospital de alta complexidade da Grande São Paulo, Brasil, para relatar a percepção dos profissionais da Equipe Multiprofissional, em relação ao processo de trabalho realizado, em uma Enfermaria de Cuidados Paliativos, identificar a percepção desta equipe frente à terminalidade de vida do paciente internado, além de analisar como disseminar os conceitos de Cuidados Paliativos para todas as outras enfermarias, UTIs e Pronto Socorro do Hospital, por meio de ações educativas. Para tanto foi realizado um estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a realização de dois grupos focais realizado em 20/06/2017 e por sugestão da Banca de Qualificação, para a complementação de dados e a possibilidade de trazer outras vivências aos dados coletados, possibilitando um olhar mais abrangente sobre a equipe multiprofissional, em 08/02/2018 foi realizado o 2º Grupo Focal com os profissionais que atuam na Equipe de Cuidados Paliativos, sendo estes, 02 médicos preceptores, 01 enfermeiro, 01 fisioterapeuta, 01 fonoaudiólogo, 01 nutricionista, 03 residentes médicos e 03 residentes da equipe multiprofissional da oncologia hematológica: 01 enfermeira, 01 fisioterapeuta, 01 nutricionista, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e do Hospital Santa Marcelina de Itaquera. A análise de conteúdo, modalidade temática foi desenvolvida nos grupos focais a partir de 03 (três) núcleos temáticos: Enfermaria de Cuidados Paliativos, Terminalidade de Vida e Educação em Cuidados Paliativos, com 153 (cento e cinquenta e três) unidades de conteúdo e 209 (duzentos e nove) unidades de registro, das quais emergiram 07 (sete) categorias e 08 (oito) subcategorias. A análise dos dados demonstrou que a Equipe Multiprofissional embora composta por profissionais que atuam na Enfermaria de Cuidados Paliativos em períodos que variam de 03 meses a 04 anos, mantém bom relacionamento e respeito profissional. Foi possível concluir que existe uma boa interação entre os membros da equipe multiprofissional, com troca de experiências, escuta ativa, respeito pela opinião do outro, busca de conhecimentos e desejos em disseminar o conhecimento em Cuidados Paliativos para outras Enfermarias e Pronto Socorro do Hospital. No entanto, este é um trabalho inicial, ou seja, o princípio de uma discussão para trazer iniciativas de uma Educação aos profissionais de Cuidados Paliativos, para um aperfeiçoamento no processo de trabalho, proporcionando conforto ao paciente, além do cuidado e acolhimento a seus familiares e o cuidado também à Equipe Multiprofissional, para a saúde física e mental da equipe evitando doenças como a Síndrome de Burnout
Descrição
Citação
REIS, Ana Cláudia Arguelles dos. Cuidado paliativo e educação: percepções da equipe multiprofissional de um hospital de alta complexidade da grande São Paulo. 2018.215f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.