Estudo analítico da avaliação de desempenho dos alunos do curso de especialização em Saúde da Família UNA-SUS/Unifesp
Data
2018
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The Permanent Education in Health - EPS aims to transform the work environment into primary care as a learning space. To better understand the effectiveness of the UNA-SUS / UNIFESP Family Health Specialization course, we investigated the coherence between the evaluative process, the egress profile and the pedagogical proposal of the course. When analyzing the process of evaluation of the performance of the student of Specialization in Family Health UNA-SUS / UNIFESP, we map the processes of evaluation in Distance Education - EaD in the health area. We describe the evaluation processes and identify the instruments for evaluating students' performance in the course. We also identify students' perceptions about the evaluative process and verify the coherence between the process and the competencies for egress performance. The proposals of the discussion forums are consistent with the theme of the complex cases addressed and it is the female students who most recognize the contribution of the forum to reflect on their professional practice. We used a quantitative research that carried out a descriptive study about the coherence between the evaluative process, the egress profile and the pedagogical proposal of the course. The questionnaire was organized with objective questions and two open questions, all responses were anonymous. In the process of checking the structure of the course, the coherence between the evaluation process and its proposals, we note that the evaluation happens to the course logo and is not identified by the students only as the evaluation at the time of the face-to-face meeting, however the students of older and with a higher degree of training are those who most recognize their contribution to identifying changes in the professional profile. We verified the contributions of the evaluation process to the construction of professional competences and to the professional practice, mainly in the communication with the user, where the significant association with the nationality was evidenced, since the Cuban students were the ones that pointed out improvements in communication with the team, indicating here an opportunity for adaptation or cultural learning.
A Educação Permanente em Saúde – EPS tem como objetivo a transformação do ambiente de trabalho na atenção primária como um espaço de aprendizagem. Para entendermos melhor a eficácia do curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UNIFESP investigamos a coerência entre o processo avaliativo, o perfil do egresso e a proposta pedagógica do curso. Ao analisarmos o processo de avaliação de desempenho do aluno de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UNIFESP, mapeamos os processos de avaliação em Ensino a Distância - EaD na área da saúde. Descrevemos os processos avaliativos e identificamos os instrumentos de avaliação de desempenho dos alunos do curso. Identificamos ainda a percepção dos alunos acerca do processo avaliativo e verificamos a coerência entre o processo e as competências para atuação do egresso. As propostas dos fóruns de discussão são coerentes com a temática dos casos complexos abordados e são os alunos do sexo feminino os que mais reconhecem a contribuição do fórum para reflexão da sua prática profissional. Utilizamos uma pesquisa quantitativa que permitiu um estudo descritivo sobre a coerência entre o processo avaliativo, o perfil do egresso e a proposta pedagógica do curso. O questionário foi organizado com questões objetivas e duas questões abertas, todas as respostas foram anônimas. No processo de verificação da estrutura do curso, a coerência entre o processo avaliativo e as suas propostas, notamos que a avaliação acontece ao logo do curso e não é identificada pelos alunos apenas como a avaliação no momento do encontro presencial, no entanto os alunos de mais idade e com um grau maior de formação são os que mais reconhecem a sua contribuição para identificarem mudanças no perfil profissional. Verificamos as contribuições do processo avaliativo para a construção de competências profissionais e para a prática profissional, principalmente na comunicação com o usuário, onde a associação significativa com a nacionalidade se evidenciou, pois os alunos cubanos foram os que mais apontaram melhorias na comunicação com a equipe, indicando aqui uma possibilidade de oportunidade de adaptação ou aprendizagem cultural.
A Educação Permanente em Saúde – EPS tem como objetivo a transformação do ambiente de trabalho na atenção primária como um espaço de aprendizagem. Para entendermos melhor a eficácia do curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UNIFESP investigamos a coerência entre o processo avaliativo, o perfil do egresso e a proposta pedagógica do curso. Ao analisarmos o processo de avaliação de desempenho do aluno de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UNIFESP, mapeamos os processos de avaliação em Ensino a Distância - EaD na área da saúde. Descrevemos os processos avaliativos e identificamos os instrumentos de avaliação de desempenho dos alunos do curso. Identificamos ainda a percepção dos alunos acerca do processo avaliativo e verificamos a coerência entre o processo e as competências para atuação do egresso. As propostas dos fóruns de discussão são coerentes com a temática dos casos complexos abordados e são os alunos do sexo feminino os que mais reconhecem a contribuição do fórum para reflexão da sua prática profissional. Utilizamos uma pesquisa quantitativa que permitiu um estudo descritivo sobre a coerência entre o processo avaliativo, o perfil do egresso e a proposta pedagógica do curso. O questionário foi organizado com questões objetivas e duas questões abertas, todas as respostas foram anônimas. No processo de verificação da estrutura do curso, a coerência entre o processo avaliativo e as suas propostas, notamos que a avaliação acontece ao logo do curso e não é identificada pelos alunos apenas como a avaliação no momento do encontro presencial, no entanto os alunos de mais idade e com um grau maior de formação são os que mais reconhecem a sua contribuição para identificarem mudanças no perfil profissional. Verificamos as contribuições do processo avaliativo para a construção de competências profissionais e para a prática profissional, principalmente na comunicação com o usuário, onde a associação significativa com a nacionalidade se evidenciou, pois os alunos cubanos foram os que mais apontaram melhorias na comunicação com a equipe, indicando aqui uma possibilidade de oportunidade de adaptação ou aprendizagem cultural.
Descrição
Citação
ALMEIDA, Lucy Ferreira de. Estudo analítico da avaliação de desempenho dos alunos do curso de especialização em Saúde da Família UNA-SUS/Unifesp. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.