Estudo da utilização do short message service na educação a distância: experiência do curso de especialização em saúde da família UNA-SUS/Unifesp

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Portugal, Mariana Corrêa Nonato [UNIFESP]
Orientadores
Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objective: This study aims to analyze students' perceptions regarding the use of short messages in the health specialization course of the UNA-SUS / UNIFESP family offered in the distance modality. Materials and methods: This is an exploratory research in which the following instruments were used: a) semi-structured questionnaire to collect information about the participant's profile; and b) semi-open questionnaire for data collection about perceptions of students regarding the experience of using text messages. In addition to these instruments, the secondary information extracted from the Moodle virtual learning environment was used for the students' participation in the course activities during the sending of the text messages. Results Analysis: The results were analyzed based on the qualitative and quantitative approaches. Results: In the conclusion, it was identified that the use of short messages is configured as a resource to support and guide students in distance learning activities.
Objetivo:Este estudo tem a finalidade de analisar as percepções dos estudantes em relação ao uso de mensagens curtas no curso de especialização em saúde da família UNA-SUS/UNIFESP oferecido na modalidade a distância. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual foram utilizados os seguintes instrumentos: a) questionário semi-estruturado para a coleta de informações sobre o perfil do participante e, b) questionário com questões semi abertas para coleta de dados acerca da percepção dos estudantes em relação à experiência do uso das mensagens de texto. Além desses instrumentos, foram utilizadas as informações secundárias retiradas do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no que tange à participação dos estudantes nas atividades do curso durante o envio das mensagens de texto. Análise dos Resultados: Os resultados foram analisados com base nas abordagens qualitativa e e quantitativa. Resultados: Na conclusão identificou-se que o uso de mensagens curtas se configura como um recurso de apoio e de orientação aos estudantes nas atividades de cursos a distância.
Descrição
Citação
PORTUGAL, Mariana Corrêa Nonato. Estudo da utilização do short message service na educação a distância: experiência do curso de especialização em saúde da família UNA-SUS/Unifesp. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018.