Rap, mitocrítica e educação: os lugares do imaginário no imaginário de outros lugares

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Data
2017-08-31
Autores
Silva, Rubens Fagner da [UNIFESP]
Orientadores
Ribeiro, Carlos Eduardo [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
In order to reflect on the relationship between rap, hip hop practices and education, the research consists, fundamentally, on mythcriticism analysis (symbolic, mythical and archetypal) analysis of rap lyrics by DJ Preto El, Artist who had a formative experience in the House of hip hop of the city of Diadema / SP. Our proposal is based on the assumption that rap is not only a musical genre, but as an artistic element of the hip hop cultural movement, it is a significant symptom mythical present in our time, as well as any genuine and consistent artistic movement. Based on Gilbert Durand's General Theory of Imaginary and his method Mythcriticism, which seeks to study in depth the imaginary of cultural productions, wich proposed to raise and identify the ideals (the set of ideas-forces) and the imaginary (mythical redundancies, mythems, mythologems, directors myths and image regimes) subsumed in these songs. And, based on the theoretical proposals of a "re-education of the imaginary" and the symbolic subsidies of the mythcriticismpresent in the lyrics , our objetive was to show the potentialities of rap as a phatic formative experience, whose symbolic universe can contribute to a "rebalancing" the Pedagogical imaginary and educational practices.
Com o objetivo de refletir sobre a relação entre o rap, os espaços de práticas do hip hop e a educação, a pesquisa consiste, num primeiro momento, na análise mitocrítica (simbólica, mítica e arquetipal) das letras de rap de D.J Preto El, artista que teve uma experiência formativa na Casa do hip hop da cidade de Diadema/SP. Nossa proposta parte do pressuposto de que o rap não é apenas um gênero musical, mas como elemento artístico do movimento cultural hip hop, é um significativo sintoma mítico presente em nosso tempo, bem como todo movimento artístico genuíno e consistente. A partir da Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand e do seu método Mitocrítico, que busca estudar em profundidade o imaginário das produções culturais, propôs-se levantar e identificar o ideário (o conjunto das ideias-forças) e o imaginário (redundâncias míticas, mitemas, mitologemas, mitos diretores e regimes de imagem) subsumidos nestas músicas. E, a partir das propostas teóricas de uma “reeducação do imaginário” e dos subsídios simbólicos da análise mitocrítica praticada nas letras, buscou-se sinalizar as potencialidades do rap como uma experiência formativa fática, cujo universo simbólico pode contribuir para um “reequilíbrio” do imaginário pedagógico e das práticas educativas.
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