Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde

Imagem de Miniatura
Data
2016-10-01
Autores
Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]
Jesus, Paulo
Junqueira, Virginia [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
Coleções