Síndrome das pernas inquietas em pacientes com síndrome pós-poliomielite

Síndrome das pernas inquietas em pacientes com síndrome pós-poliomielite

Author Marin, Luis Fabiano Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Prado, Gilmar Fernandes Do Prado Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina Translacional
Abstract Objetivo: Investigar a prevalência da síndrome das pernas inquietas (SPI) em pacientes com a síndrome pós-poliomielite (SPP) e avaliar os aspectos clínicos e demográficos, assim como a gravidade da SPI na população estudada. Métodos: Cento e dezenove pacientes com diagnóstico de SPP do ambulatório de Pós-poliomielite do Setor de Investigação de doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo foram investigados para SPI de acordo com os critérios diagnósticos estabelecidos pelo Grupo de Estudos Internacional da SPI (IRLSSG). A gravidade da SPI foi avaliada pela Escala de Gravidade da SPI do Grupo Internacional de Estudos da SPI (IRLS). Os pacientes foram avaliados quanto a dados demográficos, comorbidades clínicas, sonolência diurna, exames laboratoriais (hemograma, creatinina, glicose, dosagem de hormônio estimulante da tireoide, creatinofosforoquinase e ferritina) e quanto à localização dos sintomas da SPI. Resultados: A prevalência da SPI foi 36% (n=43; 32 mulheres e 11 homens). Houve concomitância entre as idades de início da SPI (mediana=41 anos) e da SPP (mediana=41 anos), não havendo diferença quanto à idade (p=0,999). A localização dos sintomas da SPI foi mais frequente nas pernas (84%), seguido de coxas (58%) e pés (26%). A gravidade da SPI apresentou mediana de 23 (20-28). Baixa escolaridade, sonolência diurna e depressão foram fatores preditivos para SPI. Conclusão: A prevalência de SPI neste grupo de pacientes foi maior que a esperada para a população geral. Um alto grau de concordância foi encontrado entre o início dos sintomas da SPI e da SPP. Este estudo sugere que a SPI deve ser investigada em indivíduos com SPP que apresentam queixas motoras e/ou sensitivas nos membros inferiores. Futuros estudos são necessários para investigar melhor a relação clínica e fisiopatológica entre a SPP e a SPI.
Keywords síndrome das pernas inquietas
síndrome pós-poliomielite
prevalência
transtornos do sono
Language Portuguese
Date 2014-01-04
Published in MARIN, Luis Fabiano. Síndrome das pernas inquietas em pacientes com síndrome pós-poliomielite. 2014. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1182320
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48914

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account