O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência

Data
2013-12-09
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar as expressões e representações do mal-estar em professores da Rede Municipal da Estância Turística de Itu. Nossa hipótese principal consistiu em vincular o mal-estar à contemporaneidade e, a partir disso, verificar a produção de sentidos sociais relativos à profissão docente. Recorremos, nesse sentido, à teoria das representações sociais de Moscovici (2010) na medida em que esta nos permite enxergar as possibilidades de representações deste fenômeno a partir dos contextos recorrentes nas falas dos professores. A partir destes apontamentos, entrevistamos 5 professores do quadro funcional do Município, optando por um de cada modalidade de ensino, isto é; 1 de Ensino Infantil, 1 de Ensino Fundamental, 1 de Artes, 1 de Educação Física e 1 de Inglês. Optamos por entrevistas de caráter semi-estruturado, de modo que o entrevistador pudesse conduzir a fala do entrevistado, controlando e/ou preservando a espontaneidade pela qual se formam as representações. As entrevistas foram gravadas em áudio e, a seguir, foram transcritas integralmente. Para a interpretação dos dados, criamos categorias de análise relativas ao mal-estar na docência. Verificamos que o sentimento de mal-estar evoca no professor a qualidade de pensamento e da ação. As formas que este encontrará para atenuar ou aliviar o sofrimento partirão de ancoragens em diversas representações sociais. O mal-estar, nesse sentido, pertence mais ao contexto pelo qual se formas as representações do que a uma representação social propriamente dita – a não ser que estejamos nos referindo a uma representação objetivada pela ciência, não pelo consenso. Com efeito, na medida em que o mal-estar é transfigurado, por exemplo, através de uma palavra partilhada pela empatia, o professor encontrará o amparo e o acolhimento antes inexistentes.
Descrição
Citação
QUIROGA, Fernando Lionel. O mal-estar na contemporaneidade e suas expressões na docência. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
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