Influência do número de cópias do gene da eca sobre o desenvolvimento da nefropatia em camundongos diabéticos

Influência do número de cópias do gene da eca sobre o desenvolvimento da nefropatia em camundongos diabéticos

Author Bertoncello, Cadia de Sousa da Cunha Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Casarini, Dulce Elena Casarini Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina Translacional
Abstract Nos últimos anos, grande esforço tem sido direcionado não só ao entendimento do genoma humano, mas também à investigação de genes candidatos que possam influenciar o desenvolvimento ou progressão de desordens humanas freqüentes e complexas, como o diabetes melito (DM). Sabe-se que a nefropatia diabética (ND) acomete 30-50% dos pacientes diabéticos tipo 1, e aproximadamente 10-40% dos diabéticos tipo 2. A hiperglicemia crônica não é a única causa responsável pelas complicações renais; fatores genéticos desempenham importante papel. Estudos populacionais em famílias já demonstraram associação entre ND e o polimorfismo de inserção / deleção (I/D) no íntron 16 do gene da enzima conversora de angiotensina I (ECA), resultando em diferenças nas concentrações plasmática e tecidual de ECA (I/I, 76%; I/D, 100%; D/D, 126% em média). Além disto, o sistema renina angiotensina (SRA) e o sistema calicreína cinina (SCC) podem ser ativados pela hiperglicemia. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a modulação exercida pelo número de cópias do gene da ECA associado ao DM, sobre a expressão, atividade e balanço entre os componentes dos sistemas renina angiotensina renal, e correlacionar com indicadores de função renal, ao final de 12 semanas de protocolo experimental. Os resultados do presente estudo mostram que o aumento do número de cópias do gene da ECA, associado ao DM induz disfunção renal significativa, evidenciada por alterações morfológicas e funcionais do órgão. A susceptibilidade para o desenvolvimento da ND, apresentada pelos animais 3-cópias, está associada a um desequilíbrio da atividade de diversas enzimas do SRA (renina, ECA e ECA2) levando ao aumento da síntese de Ang II e principalmente de Ang-(1-7). Este aumento da concentração renal de Ang-(1-7) parece potencializar o efeito deletério desencadeado pela Ang II sobre a estrutura e função renal. Além do envolvimento do SRA no desenvolvimento da ND, nossos resultados também mostram importante participação do SCC, evidenciado pelo aumento da bradicinina apenas no grupo 3-cópias diabético. Em conjunto, estas alterações mostram-se extremamente relevantes para o desenvolvimento da ND no grupo 3-cópias diabético, e estão associadas ao significativo aumento da taxa de mortalidade do grupo. Em suma, estas adaptações indicam que os efeitos deletérios desencadeados sobre a função renal dos animais 3- cópias diabéticos são, ao menos em parte, decorrentes de uma combinação de fatores não usualmente descrita na literatura científica. Desta forma, os dados aqui apresentados mostram-se inovadores e contribuem na busca pelo entendimento dos complexos mecanismos envolvidos no desenvolvimento da ND, com vistas à otimização do tratamento dos pacientes acometidos por esta complicação.
Keywords enzima conversora de angiotensina
polimorfismo i/d
diabetes
nefropatia diabética
Language Portuguese
Date 2014-01-07
Published in BERTONCELLO, Cadia de Sousa da Cunha. Influência do número de cópias do gene da eca sobre o desenvolvimento da nefropatia em camundongos diabéticos. 2014. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=929050
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48417

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account