Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar o impacto de um programa de intervenção no ambiente alimentar nos comércios de varejo de alimentos

Data
2016-02-18
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Introduction: Interventions to increase access to healthy foods developed in small food stores have been effective strategies in promoting eating habits to prevent and combat obesity and other chronic diseases worldwide. Instruments based on theories are essential so researchers can adequately measure and evaluate the impact of any intervention. Objective: To develop and validate an instrument to evaluate the impact of an intervention pilot program in the nutritional environment for promoting healthy eating habits in small food stores. Methods: The instrument was developed to evaluate how well the intervention was implemented considering the perspective of Social Cognitive Theory. The instrument, assigned Impact Questionnaire ? Owners (QIP), was developed based on formative research, which included qualitative and quantitative methods. Its development included regular meetings with the research group; scan through the streets in the study setting; community workshops; visits to actors in the food production chain (distribution centers, supermarkets, farmers markets); and in-depth interviews with local small food store owners (n=5). To evaluate the psychometric properties of the instrument, internal consistency analysis were performed to verify QIP?s reliability; as for validity, evaluations of the instrument by specialists (n=8) and store owners (n=3) were carried to test content validity and face validity, respectively. Results and Discussion: The formative research enabled the definition of the questionnaire?s domains, divided in four parts: identification and characterization of the food store (part A); marketing parameters, contemplating mechanisms and frequency of purchasing products, influencers in decision making purchase, community relations and suppliers, and profitability (part B); self-efficacy scales of psychosocial factors in the marketing of healthy foods, expectations of promoted foods, expectations regarding the impact of the intervention, intent in maintaining the intervention?s actions, and knowledge about healthy eating (part C); Healthy Eating Promotion (PAS) scale, which evaluated availability, variety, quality and price of foods (part D). The instrument showed high reliability (Cronbach?s alpha > 0.75) for the scales, expect the one entitled ?Importance factors for the inclusion of a new food?, which can be explained by its few number of evaluating components. Moreover, an instrument with content and face validity was obtained, measuring what it proposes properly. Conclusion: The instrument showed high reliability and validity and can be reproduced in other studies with a similar target population. It can also be used in studies to diagnose small food stores retail environment and for public policies to strengthen this economy segment and healthy food purchasing and consumption habits.
Introdução: Intervenções realizadas em pequenos comércios de alimentos têm se mostrado efetivas na promoção de alimentação saudável para prevenir e combater a obesidade em países em desenvolvimento. Instrumentos baseados em teorias são imprescindíveis para que pesquisadores possam mensurar adequadamente o impacto de uma intervenção. Objetivo: Desenvolver e validar um instrumento para avaliar o impacto de um programa piloto de intervenção no ambiente alimentar para promoção da alimentação saudável em comércios de varejo de alimentos. Métodos: O instrumento foi desenvolvido para identificar em que grau e extensão a intervenção foi implementada conforme o planejado sob a ótica da Teoria Social Cognitiva. O instrumento denominado Questionário do Impacto ? Proprietários (QIP) foi desenvolvido baseado na pesquisa formativa que contemplou métodos qualitativos e quantitativos e incluiu: reuniões sistemáticas do grupo de pesquisa; varredura na região do estudo; oficinas comunitárias; visitas a atores da cadeia produtiva de alimentos e entrevistas em profundidade com proprietários de comércio de varejo de alimentos da região (n=5). Para avaliar as propriedades psicométricas do instrumento foram realizadas análises de consistência interna voltadas para a verificação de sua confiabilidade. Para o estudo de sua validade, foram investigadas as validades de conteúdo e a validade aparente. O conteúdo do instrumento foi verificado por especialistas (n=8), que examinaram se os aspectos conceituais da pesquisa estavam sendo contemplados nas questões formuladas. A validade aparente foi verificada a partir de um grupo de comerciantes (n=3) que avaliaram se o instrumento captava o que estava se propondo captar. Resultados e Discussão: Por meio da pesquisa formativa foi possível definir os domínios do questionário dividido em quatro partes: parte A: identificação e caracterização do comércio, com características socioeconômicas do proprietário, circulação de clientes e tempo de funcionamento do comércio; parte B: parâmetros de comercialização, contemplando mecanismos e frequência de aquisição de produtos, decisões influenciadoras na decisão de compra, relacionamento com comunidade e fornecedores e rentabilidade; parte C: escalas de fatores psicossociais de autoeficácia na comercialização de alimentos saudáveis, expectativas em relação aos alimentos promovidos, expectativas em relação ao impacto da intervenção, intenções de manutenção das ações do programa e conhecimento sobre alimentação saudável; parte D: escala Promoção de Alimentação Saudável (PAS), verificando a qualidade, quantidade e preço dos alimentos. O instrumento apresentou alta confiabilidade com valores de alfa de Cronbach superiores a 0,75 para as escalas, exceto a escala ?Importância de fatores para a inclusão de um novo alimento? por conter número insuficiente de itens. Além disso, foi possível obter um instrumento com validade de conteúdo e aparente, medindo o que se propôs a medir adequadamente. Conclusão: o instrumento apresentou alta confiabilidade e validade, podendo ser reproduzido em outros estudos com população-alvo semelhante. Pode ser útil no diagnóstico de pequenos comércios de varejo de alimentos, a fim de fomentar políticas públicas de fortalecimento deste segmento importante tanto para a economia quanto para os hábitos de aquisição e consumo de alimentos no país.
Descrição
Citação
SANCHES, Lucas Daniel. Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar o impacto de um programa de intervenção no ambiente alimentar nos comércios de varejo de alimentos. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2016.
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