Contribuição na graduação em tecnologia para a prática do tecnólogo

Data
2014-09-30
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The degree in Technology in Radiology should consider the education of a professional who is able to fully and innovatively develop activities related to diagnostic imaging. They must be trained for the application and development of technological research and innovation, the diffusion of technologies, management of the production processes of goods and services, the development of entrepreneurial skills and process of keeping their skills in line with the world of work. The degree course plays a fundamental role in achieving this. The goal of this research was to analyze the current education and training of the Radiologic Technologist, in relation to the demands of professional practice. To achieve this, a quantitative and qualitative study of a descriptive and exploratory nature was carried out, using 38 Radiologic Technologists that work at the Federal University of São Paulo, São Paulo Campus. Through a Likert-style attitudinal scale, an approximation to reality was carried out and applied to the professionals. The data was subject to the relevant statistical analyses. The research highlighted important issues in the education of a Radiologic Technologist, demonstrating that the technologists show an awareness about the importance of a technical/scientific education linked to strong ethical principles, but they do not acknowledge the presence of this type of education at the institutions where they graduated. They point out that despite the shortcomings in their education they feel able to exercise a humanized care. They identify a lack of workload in internship activities, highlighting in particular the emergency rooms, as well as in the study of a greater range of modalities in diagnostic imaging. They advocate the need for a syllabus that keeps in line with interdisciplinarity, with a strong focus on integration between education and service, from the perspective of developing an interprofessional profile. We hope these results subsidize intervening proposals that may allow the Radiologic Technologist to gain further knowledge and improved training opportunities during the course and upon graduating, and are able to better contribute to the general population as well as the multi-professional team in which they work.
O curso superior de Tecnologia em Radiologia deve contemplar a formação de um profissional apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades relacionadas com o diagnóstico por imagem. Deve ter formação para a aplicação e o desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica, difusão de tecnologias, gestão de processos de produção de bens e serviços, desenvolvimento da capacidade empreendedora e manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho. Para isso, a graduação tem papel fundamental. O objetivo desta pesquisa foi analisar a formação atual do Tecnólogo em Radiologia, relacionando-a com as demandas da prática profissional. Para isto, foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo, de natureza descritiva e exploratória, com 38 Tecnólogos em Radiologia que atuam na Universidade Federal de São Paulo, Campus São Paulo. Por meio de uma escala atitudinal do tipo Likert, foi feita uma aproximação da realidade, aplicando-a aos profissionais. Os dados foram submetidos a análises estatísticas pertinentes. A pesquisa evidenciou aspectos de grande importância para a formação do Tecnólogo em Radiologia, evidenciando que os tecnólogos demonstram consciência quanto à importância de uma formação técnico/científica, ancorada em fortes princípios éticos, mas não reconhecem este tipo de formação nas instituições em que se graduaram. Apontam que, apesar das deficiências de sua formação, sentem-se aptos para o exercício de um cuidado humanizado. Identificam insuficiência de carga horária em atividades de estágio, com especial destaque para a área de urgência/emergência, bem como na aprendizagem de uma gama maior de modalidades em diagnósticos por imagem. Defendem ainda a necessidade de um currículo pautado pela interdisciplinaridade, com fortalecimento da integração entre ensino e serviço, na perspectiva do desenvolvimento de um perfil interprofissional. Esperamos que estes resultados subsidiem propostas de intervenção que permitam a melhoria da formação do Tecnólogo em Radiologia, durante e após a graduação, para que tenha mais conhecimento e esteja apto a contribuir com a população e com a equipe multiprofissional na qual atua.
Descrição
Citação
SANTOS, Daniel Marques dos. Contribuição na graduação em tecnologia para a prática do tecnólogo. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Instituto de Saúde e Sociedade, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2014.