Síndrome da apneia obstrutiva do sono na infância: desempenho escolar e a relação com o desenvolvimento cognitivo e o comportamento

Data
2015-09-22
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The Obstructive Sleep Apnea Syndrome (OSAS) and the primary snoring compose the Sleep Disordered Breathing (SDB). It is believed that the physiological functions of OSA can bring harm in cognitive development of child and can affect in different aspects. However, little is known about the school performance of children in school age who have SDB and their relation with the cognitive development and behavior. The aim of this study was comparing the school performance, cognitive development and the children?s behavior with the OSA and the primary snoring in the school age and verifying the relation between possible deficits in the skills of oral language, reading, writing and capacities of executive functions and operational memories . The sample consisted of 33 children, being 11 children with OSA, 11 children with primary snoring and 11 children control group, aged 7 to 12 years old, separated by gender, age and type of school who underwent polysomnographic exams and neuropsychological tests, including intellectual level domains, attention, executive functions, oral language, reading, writing and mathematics, as daily behavior measures. It has been compared the performance of the groups through of General Linear Model ? GLM, and it has been analyzed the correlation of the IAH and Sp02 and the obtained results of neuropsychological and behavioral tests, by Pearson's correlation coefficient. The results of neuropsychological allow to note that the sustained attention task (clinical index of CPT), executive functions (update) and estimated QI, there has been harm to the OSA and snoring groups, and in working memory, just for the primary snoring group. In the behavior there have been more indicative of commitment on the scales answered by parents, for the primary snoring group while teachers reported greater involvement in BRIEF in the OSA. In the assessment of oral language, reading, writing it was observed that the primary snoring group has underperformed compared to other groups. On the other hand, the evaluation of school performance, measured by questionnaire answered by teachers showed damage to both groups. There have been correlation between the levels of IAH and the cognitive measures, principally it is showing that this is a dimension to be considered and studied to better comprehension of the OSA symptomatology and the primary snoring in infancy.
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e o ronco primário integram os chamados Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS). Acredita-se que as disfunções fisiológicas da SAOS possam trazer prejuízos no desenvolvimento cognitivo da criança podendo afetá-la em diferentes aspectos. Entretanto, há poucos estudos sobre o desempenho escolar de crianças na idade escolar que tenham DRS e a sua relação com o desenvolvimento cognitivo e o comportamento. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho escolar, desenvolvimento cognitivo e o comportamento de crianças com a SAOS e ronco primário em idade escolar e verificar a relação entre possíveis déficits nas habilidades de linguagem oral, leitura, escrita e capacidades de funções executivas e memória operacional. A amostra foi composta por 33 crianças, sendo 11 crianças com SAOS, 11 crianças com ronco primário e 11 crianças grupo controle, 7 a 12 anos de idade, pareadas por gênero, idade e tipo de escola, que realizaram exame polissonográfico e avaliação neuropsicológica, incluindo domínios de nível intelectual, atenção, funções executivas, linguagem oral, leitura, escrita e matemática, bem como medidas de comportamento diário. Comparou-se o desempenho dos grupos por meio do Modelo Linear Geral ? GLM, e analisou-se a correlação do IAH/h e Sp02 e os resultados obtidos na avaliação neuropsicológica e comportamental, por meio do coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados mostraram que nas tarefas de atenção sustentada (índice clínico do CPT), função executiva (atualização) e QI estimado, houve prejuízo para os grupos SAOS e Ronco, e em memória operacional, apenas para o grupo ronco primário. No comportamento houve mais indicativos de comprometimento nas escalas respondidos pelos pais, para o grupo ronco primário, enquanto que os professores relataram maior comprometimento no BRIEF no grupo SAOS. Na avaliação da Linguagem oral, escrita, leitura o grupo ronco primário apresentou desempenho inferior em comparação aos demais grupos. Por outro lado, a avaliação do desempenho escolar, medida por questionário respondido pelos professores, mostrou prejuízos para ambos os grupos. Houve correlação os índices IAH e as medidas cognitivas, principalmente, o que mostra que esta é uma dimensão a ser considerada e estudada para melhor compreensão da sintomatologia da SAOS e do ronco primário na infância.
Descrição
Citação
SILVA, Fabio Ferreira da. Síndrome da apneia obstrutiva do sono na infância: desempenho escolar e a relação com o desenvolvimento cognitivo e o comportamento. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.
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