A relação teoria e prática na formação do enfermeiro: concepções de acadêmicos de enfermagem em estágio supervisionado
Data
2014-10-11
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The research had the objective of investigate the concepts, understand the expectations and learn perceptions of nursing students about the relation theory and practice in the ?Supervised Academic Training?. It is about a wide-ranging study of qualitative methodology. Eighty-three students who were participating the ?Supervised Academic Training? in nursing graduation course composed the sample. The information collected was based on a semi-structured interview; data were examined by analysis content. The categories for data analysis were, seeking to become a nurse, perception of practice at the university, the construction of applicability experienced in the ?Supervised Academic Training?, expectations of nursing undergraduate students experienced in the ?Supervised Academic Training?, getting to know the relationship between theory and praxis in the vision of nursing undergraduate students on the ?Supervised Academic Training?. Based on the data between theory and practice in the formation of students, the statements revealed the need for reflection on the ?Supervised Academic Training? regarding didactical/pedagogical aspects, structural and legal, in order to build an internship policy, agreed between teaching service management of the health system. The relationship between theory and practice must be thought as a method of construction, involving the universities, teaching and service with the Práxis in the training field bringing the reality of health for their vocational training.
A pesquisa teve por objetivo investigar as concepções, conhecer as expectativas e apreender as percepções dos graduandos de enfermagem sobre a relação teoria e prática no ECS. Trata-se de um estudo transversal da metodologia qualitativa. A amostra foi composta por 83 estudantes que estavam participando do ECS em um curso de graduação em enfermagem. O instrumento de coleta de dados utilizado foi entrevista semi estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As categorias para análise de dados foram: Aspirações pela busca de ser enfermeiro, percepção da prática na universidade, vivencia no ECS, expectativas do graduando de enfermagem em vivenciar o ECS, A relação teoria e práxis no ECS na visão do graduando de enfermagem. A partir dos dados de ensino da relação teoria e prática na formação dos estudantes, os depoimentos revelam a necessidade de reflexão acerca do ECS quanto aos aspectos didático/pedagógico, estrutural e legal, no intuito de construir uma política de Estágio, pactuada entre ensino serviço e gestão do sistema de saúde. A relação teoria e prática deve ser pensada como um processo de construção que envolva universidades, ensino e serviço com a práxis vivenciada em campo de estágio e que aproximem o enfermeiro à realidade em saúde de sua formação profissional.
A pesquisa teve por objetivo investigar as concepções, conhecer as expectativas e apreender as percepções dos graduandos de enfermagem sobre a relação teoria e prática no ECS. Trata-se de um estudo transversal da metodologia qualitativa. A amostra foi composta por 83 estudantes que estavam participando do ECS em um curso de graduação em enfermagem. O instrumento de coleta de dados utilizado foi entrevista semi estruturada. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As categorias para análise de dados foram: Aspirações pela busca de ser enfermeiro, percepção da prática na universidade, vivencia no ECS, expectativas do graduando de enfermagem em vivenciar o ECS, A relação teoria e práxis no ECS na visão do graduando de enfermagem. A partir dos dados de ensino da relação teoria e prática na formação dos estudantes, os depoimentos revelam a necessidade de reflexão acerca do ECS quanto aos aspectos didático/pedagógico, estrutural e legal, no intuito de construir uma política de Estágio, pactuada entre ensino serviço e gestão do sistema de saúde. A relação teoria e prática deve ser pensada como um processo de construção que envolva universidades, ensino e serviço com a práxis vivenciada em campo de estágio e que aproximem o enfermeiro à realidade em saúde de sua formação profissional.
Descrição
Citação
ALVES, Tatiane Fernandes. A relação teoria e prática na formação do enfermeiro: concepções de acadêmicos de enfermagem em estágio supervisionado. 2014. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.