Efeito do treinamento com neurofeedback por espectroscopia infravermelha sobre o desempenho cognitivo mensurável em sujeitos saudáveis: um estudo piloto

Data
2016-04-28
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objective: The primary objective of this study was to investigate the effect of a hemoencephalographic neurofeedback training (HEG-nf) protocol, a technique based on operant conditioning by use of infrared spectroscopy, over the cognitive performance of healthy young adults. Methods: Twelve individuals were selected and enrolled in training for 10 sessions, twice a week. Training was adjusted so that subjects received visual and auditory feedback whenever they increased cerebral blood flow in relation to a baseline that was defined by the mean blood perfusion level measured during the session?s 10 initial seconds. Sensor was positioned alternately on F7, Fp1, Fp2 and F8 sites, according to the 10-20 system. Neuropsychological data were collected from subjects with a comprehensive battery of tests at baseline (T1), and again by the end of HEG-nf (T2) and 3-month follow-up (T3). Results: The Linear Mixed Model showed evidence that participants achieved a significant improvement on measures of inhibitory control, sustained attention and visuospatial learning from T1 to T2, which were maintained between T1 and T3. Performance improvement on working memory and speed of information processing tasks was significant from T1 to T2. Performance on cognitive flexibility tasks showed inconclusive results. The variable reflecting gain on cerebral oxygen saturation as a training effect evidenced an unsteady but positive result by the end of training protocol. Conclusion: Results showed that this intervention optimizes cognitive abilities, especially those related to executive functioning, in healthy young adults. Cognitive enhancement seems to be related to the capacity of increasing cerebral oxygen saturation in prefrontal cortex by HEG-nf.
Objetivo: O objetivo primário deste estudo foi o de investigar o efeito de um protocolo de treinamento com neurofeedback hemoencefalográfico (HEG-nf), uma técnica baseada em condicionamento operante por espectroscopia infravermelha, sobre o desempenho cognitivo de adultos jovens e saudáveis. Métodos: Doze indivíduos foram selecionados e receberam dez sessões de treinamento, duas vezes por semana. O treinamento foi ajustado para que os sujeitos recebessem feedback sonoro e visual sempre que aumentassem a perfusão sanguínea cerebral em relação a uma linha de base, registrada pela média da saturação de oxigênio sob o sensor nos primeiros 10 segundos de treinamento. O sensor foi posicionado alternadamente nos sítios F7, Fp1, Fp2 e F8 do sistema 10-20. Os sujeitos foram submetidos a uma bateria de avaliação neuropsicológica compreensiva antes do HEG-nf (T1), reavaliados ao fim da intervenção (T2) e após três meses (T3). Resultados: O Modelo Misto Linear apresentou evidência de que os participantes obtiveram aumento significante em medidas de controle inibitório, planejamento, atenção sustentada e aprendizagem visuoespacial entre T1 e T2, que foram mantidas entre T1 e T3. O aumento no desempenho em tarefas de memória de trabalho verbal e velocidade de processamento da informação foi significante apenas entre T1 e T2. O desempenho em tarefas de flexibilidade cognitiva apresentou resultados inconclusivos. A medida do ganho na saturação de oxigênio cerebral como efeito do treinamento se apresentou instável, porém positiva ao final do treinamento. Conclusões: Os resultados obtidos mostraram que a intervenção pode otimizar capacidades cognitivas, principalmente aquelas relacionadas ao funcionamento executivo, em adultos jovens e saudáveis. A otimização cognitiva parece estar relacionada à capacidade de aumentar a saturação de oxigênio cerebral em região pré-frontal como efeito do HEG-nf.
Descrição
Citação
DUCOS, Daniella Valverde. Efeito do treinamento com neurofeedback por espectroscopia infravermelha sobre o desempenho cognitivo mensurável em sujeitos saudáveis: um estudo piloto. 2016. 67 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
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