A formação interprofissional em saúde e processo de produção de narrativas: construindo caminhos de aprendizagem

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Data
2014-06-11
Autores
Oliveira, Claudia Maria de [UNIFESP]
Orientadores
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
The main research objective is describe and analyze the path taken by the students of Federal University of São Paulo - Campus Baixada Santista to produce narratives of life history in Health graduation courses. As specific goals are: identify studied population; investigate complicating and facilitator aspects found by students to produce their narratives; analyze students narrative production effects. This study was developed according to a quantitative-qualitative approach, by an application of a multiple choice questionnaire and semi-structured interviews. 146 students from the Health Work Thematic Area, on the Second Year Graduation Courses in Physical Education, Social Work, Physiotherapy, Occupational Therapy and Nutrition, in 2013 were invited to fill out a questionnaire, in order to characterize them as readers and writers. From these students, a sample of 18 was selected for monitoring their narrative process production during six months, by semi-structured interviews applications. These interviews were carried out in 3 phases, recorded in accordance with interviewees consent, and then transcribed. The categorization and analysis of data process was based on content analysis techniques. The results pointed that the main difficulties encountered in students narrative production process are in maintain narrated facts fidelity; pieces of information chronological organization; pieces of information choice to write in pairs using this textual genre. Pair narratives writing was also nominated as facilitator aspect. In addition, lack of writing rules and teacher supervision in classroom are considered facilitator aspects as well. Other results indicated that narratives production in pairs process by students from different Graduation Courses facilitates listening, raises awareness of teamwork, promotes agreements and professional and personal respect. It was observed that as impacts caused by textual genre production experience, on students life-styles, this activity contributed to improve students sensitive listening; College students recognize the importance of patient's life context as a complementary element to disease diagnosis; the conscience to offer more humanized service and a therapeutic relationship was aroused. Furthermore, the activity enabled breaking paradigms and prejudices; overcoming differences between pairs Areas and helped students to understand themselves better from history of others.
Este trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o percurso feito pelos estudantes da Universidade Federal de São Paulo ? Campus Baixada Santista para produzir narrativas de história de vida na graduação em saúde. Em seus objetivos específicos estão identificar a população de estudos; investigar os pontos facilitadores e dificultadores encontrados pelos estudantes para produzir suas narrativas; estudar os efeitos do processo de produção de narrativas sobre os alunos. A pesquisa foi desenvolvida, segundo uma abordagem quantitativa-qualitativa, por meio da aplicação de um questionário de múltiplas escolhas e de entrevistas semiestruturadas. Foram convidados 146 estudantes do 2º ano do Eixo Trabalho em Saúde, em 2013, dos cursos de Educação Física, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Nutrição, para o preenchimento de um questionário, com a finalidade de caracterizá-los como leitores e escritores. Dos 146 estudantes, foi selecionada uma amostra de 18 para acompanhamento da produção de suas narrativas, pelo período de seis meses, aplicando-se entrevistas semiestruturas. As entrevistas foram aplicadas em três fases, sendo gravadas, de acordo com autorização dos entrevistados, e transcritas. O processo de categorização e análise de dados foi construído com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que as principais dificuldades encontradas no processo de produção de narrativas, pelos estudantes, giram em torno da necessidade de se manter a fidelidade aos fatos narrados; da organização das informações, segundo uma ordem cronológica; da escolha de informações para a elaboração desse gênero textual e da escrita em duplas. A escrita das narrativas em duplas também foi indicada como elemento facilitador. Além desse elemento, estão entre as facilidades a ausência de regras para a escrita do texto e a supervisão em sala de aula. Outros resultados indicam que o processo de produção de narrativas em duplas de alunos de áreas de formação distintas facilita a escuta, sensibiliza para o trabalho em equipe e favorece os acordos e o respeito às singularidades profissionais e pessoais de cada um. Quanto aos impactos causados pela experiência de produção desse gênero, na vida dos estudantes, observou-se que a atividade colaborou para o desenvolvimento da capacidade de escuta sensível; levou os graduandos a reconhecerem a importância do contexto de vida do paciente como elemento complementar para o diagnóstico de doenças; despertou a consciência de oferta de atendimento em saúde mais humanizado e de criação de vínculo terapêutico. Além disso, a atividade possibilitou a quebra de preconceitos e paradigmas; a superação de diferenças entre os colegas de duplas e o desenvolvimento da alteridade.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Claudia Maria de. A formação interprofissional em saúde e processo de produção de narrativas: construindo caminhos de aprendizagem. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Campus Baixada Santista, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2014.