Experiência de integração ensino e serviço: um estudo do PET Saúde a partir da ótica do profissional de saúde

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Data
2013-01-30
Autores
Costa, Andrea Ribeiro da [UNIFESP]
Orientadores
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado profissional
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Resumo
The aim of this study was to analyze the experience of an Educational Program for Health Work - PET Saúde da Família based on the integration between teaching and service. This program was developed with a partnership of the Universidade Federal do Pará and the city of Anantapur – Pará and examined from the preceptor’s perspective as a professional. The specific objectives were to apprehend health professionals´ concepts on the integration between teaching and service; to characterize the experiences developed in PET Saúde da Família in Anantapur - Pará; to map advantages and difficulties faced in the development of PET health services; to raise its contribution to health services and to identify professionals´ suggestions to be consolidated in the integration between teaching and service in this city. This study analyzed the theoretical approach concerning the SUS (Unique Health System) and integration between teaching and service; the inducing policies related to this integration outlining the assumptions of the Pró-Saúde and PET Saúde. The study used a qualitative approach with semi-structured interviews involving 11 preceptors of the PET Saúde da Família of UFPA / Para-Anantapur. Data were collected through the method of content analysis - thematic type. Based on the preceptor’s conceptions related to the integration between teaching and service, we obtained the following categories: teaching / learning process, training to work in the chosen career and in the Unique Health System, favoring the humanized formation, fomenting scientific research and the integrative University, preceptors, students, staff and the community. Concerning the experience of the PET Saúde, the following were apprehended: preceptorship concept as a liaison between the service and the University in student education; the selection process was conditioned to the experience of the preceptor and his availability for the PET program; the activities developed involved health promotion and prevention for public health and scientific researches in this area; and student’s assessment through an instrument developed by the PET coordination ; lack of an adequate student profile for what was proposed; infrastructure of the units; insufficient resources for educational activities, University support for other actions and municipality management and preceptor and student’s lack of ability to develop scientific research. Contributions to the service include permanent education, changes in the activities and development of action towards health promotion and prevention and the community adherence to them.
A pesquisa teve como objetivo geral analisar, na perspectiva da integração ensino-serviço, a experiência PET Saúde da Família desenvolvida no âmbito da parceria Universidade Federal do Pará e o município de Ananindeua – Pará, a partir da ótica do profissional atuante como preceptor. Seus objetivos específicos: apreender as concepções dos profissionais de saúde sobre a integração ensino e serviço; caracterizar as experiências desenvolvidas no PET Saúde da Família de Ananindeua – Pará; mapear os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do PET Saúde; levantar suas contribuições para os serviços da saúde e identificar as sugestões dos profissionais para sua consolidação na perspectiva da integração ensino serviço no referido município. Percorreu-se a abordagem teórica concernente ao SUS e à integração ensino e serviço; às políticas indutoras relativas a esta integração, delineando-se os pressupostos do Pró-Saúde e do PET Saúde. O estudo foi conduzido segundo abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestrutruradas envolvendo 11 preceptores do PET Saúde da Família da UFPA/Ananindeua-Pará. Os dados foram trabalhados segundo o método de análise de conteúdo - tipo temática. No que se refere às concepções do preceptor quanto à integração ensino e serviço foram apreendidas as categorias: ensino e aprendizagem, preparo para atuação na profissão e no Sistema Único de Saúde, favorecedora da formação humanizada, fomentadora da pesquisa científica e integradora da Universidade, preceptor, alunos, equipe e a comunidade. Na caracterização da experiência PET Saúde apreendeu-se: concepção de preceptoria como um elo entre o serviço e a Universidade na formação do aluno; o processo seletivo condicionou-se à experiência do preceptor e sua disponibilidade para o PET; as atividades desenvolvidas abrangeram a promoção e prevenção em saúde da população e pesquisas científicas nessa área; e avaliação do aluno por meio de instrumento elaborado pela coordenação do PET. O campo das dificuldades compreendeu: restrita disponibilidade do aluno e do preceptor para as atividades do PET; falta de perfil do aluno para o proposto; infraestrutura das unidades; insumos insuficientes para as ações educativas; apoio para outras ações por parte da Universidade e gestão municipal. As contribuições ao serviço incluem a educação permanente, inovações nas atividades e fomentação das ações de promoção e prevenção em saúde e adesão da comunidade a elas.
Descrição
Citação
COSTA, Andrea Ribeiro da. Experiência de integração ensino e serviço: um estudo do PET Saúde a partir da ótica do profissional de saúde. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.