O cuidado de diabéticos insulinodependentes: pistas para ações na atenção básica em saúde

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Date
2016-07-04
Authors
Moutinho, Daniela Gonçalves Godoy [UNIFESP]
relationships.isAdvisorOf
Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]
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Dissertação de mestrado profissional
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Abstract
The study aimed to describe and to analyze problem-based workshops conducted with insulin dependent diabetics from one primary health care unit, located in one vulnerable neighborhood. Methods: An intervention-research was conducted with 14 diabetics from this neighborhood, with mean age 62,5 years (median = 64 years). Participants were selected from the unit?s Hiperdia System, and from the unit?s internal register of insulin dependent diabetics. From 291 records, 126 were selected due to outdated registers. Of these, 14 participated in the study. The meetings were organized in workshops format. In the first meeting, participants answered na socioeconomic questionnaire and to the guiding question, in order to list generating topics.In the following meetings these topics were deepened considering scientific and popular knowledge. Several strategies were used, namely food degustation, videos, circle of conversation, among others. Results and discussion: According to the participants responses to the guiding question, the main difficulties in care were: restrictive diet, relationship with health care professionals, insulin therapy, and socioeconomic matters. These generating topics provided direction to the intervention workshops. The degustation strategie brought new flavors to the diabetics taste, enabling a better perspective regarding diet without added sugar. From the research process, clues to insulin dependent diabetics care in primary attention: 1. Diabetics surveillance and attendance; 2. Educational groups to the diabetic care; 3. Interdisciplinary care; 4. Intersectoral action care. The difficulties and clues found converge with previous studies regarding primary care and diabetes care, specially when considering vulnerable populations. Final considerations: The use of workshops in diabetes care can render an horizontalized education, and can potentiate the knowledge exchange between participants. It also allows the management of interventions in group contexts and from daily problems experienced by individuals, families, comunity and neighborhood. It is believed that knowledge exchange interventions can potentiate selfcare.
Este estudo objetivou descrever e analisar oficinas problematizadoras para diabéticos insulinodependentes atendidos em uma Unidade Básica de Saúde(UBS) inserida em território vulnerável. Método: Trata-se de pesquisaintervenção, com 14 diabéticos moradores do território, com média de idade 62,5 anos (mediana = 64 anos). Para seleção deste grupo utilizou-se o cadastro do Programa Hiperdia disponível na unidade, além de cadastro interno de insulinodependentes. Dos 291 usuários cadastrados como insulinodependentes, foram triados 126 devido à desatualização dos cadastros. Destes, 14 participaram do estudo. Os encontros foram organizados em formato de oficinas e no primeiro aplicou-se questionário socioeconômico e os participantes responderam à uma questão norteadora, a fim de elencar temas geradores pertinentes para o trabalho com o grupo. Nos encontros subsequentes esses temas foram aprofundados, a partir doconhecimento científico e saber popular, utilizando diversas estratégias como degustação de alimentos, vídeo, rodas de conversa, entre outras. Todos os encontros foram gravados e as transcrições analisadas segundo técnica de análise de conteúdo. Resultados e Discussão: As principais dificuldades no cuidado, relatadas pelos diabéticos, em resposta à pergunta norteadora foram: a alimentação restritiva, a relação com os profissionais de saúde, a insulinoterapia e as questões socioeconômicas. Os temas geradores proporcionaram direção para o manejo das oficinas de intervenção. As estratégias utilizadas nessas oficinas proporcionaram abertura aos diversos saberes. A estratégia de degustação de alimentos proporcionou novos sabores ao paladar dos diabéticos, possibilitando melhor perspectiva com relação à dieta sem adição de açúcares. A partir do processo da pesquisa, surgiram como pistas para o cuidado de diabéticos insulinodependentes na atenção básica: 1.Vigilância e acompanhamento dos diabéticos; 2.O dispositivo grupal para o cuidado do diabético; 3.Cuidado interdisciplinar; 4.Cuidado em rede. Tanto as dificuldades relatadas quanto às pistas encontradas convergem com estudos em atenção primária e cuidado com diabéticos, principalmente quando se considera população em situação de vulnerabilidade. Considerações Finais: A utilização de oficinas para o cuidado de indivíduos diabéticos pode tornar o processo educativo mais horizontalizado, potencializando a troca de saberes entre os envolvidos, permitindo o manejo das intervenções a partir dos contextos do grupo e dos problemas enfrentados no cotidiano do indivíduo, família, comunidade e território. Acredita-se que a intervenção utilizando o compartilhamento de saberes torna-se potencializadora do autocuidado.
Description
Citation
MOUTINHO, Daniela Gonçalves Godoy. O cuidado de diabéticos insulinodependentes: pistas para ações na atenção básica em saúde. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2016.