A medonha imagem do homem: ciência e monstruosidade em Frankenstein

Imagem de Miniatura
Data
2016-07-07
Autores
Silva, Mayara Cristina Bignani [UNIFESP]
Orientadores
Philippov, Renata [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This Master?s thesis aims to analyze, in view of the fantastic theory, more precisely in its Gothic theoretical aspect, the novel Frankenstein or The Modern Prometheus (1818), by Mary Shelley. Theoretical frameworks stem from the studies of Todorov (1970/2014), Furtado (1980), Kilgour (1995), Botting (1996), Fisher (2002), Punter (2004/2012) and Roas (2014) in relation to fantastic, gothic and narrative procedures, as well as the writings of Freud (1919/1930), Rank (1925/2013), Rosset (1985/2008) and Ceserani (2006) on the concept of the Doppelgänger and, finally, Paes (1985) and Gonçalves Neto (2011) in relation to myth. This Gothic novel presents conflicting and scattered characters in nature, bearing internal issues and establishes connections between those characters and their respective Doppelgängers. In this way, this analytical-interpretative research, following the Gothic as a theoretical stance, aims to analyze, through the Doppelgängers and the monstrosity present in Frankenstein, in what ways the novel seems to be grounded on a critique related to the pursuit of a subjective expression, which, in turn, was suppressed by the scientific and rational discourse tributary from the 18th- century Enlightenment and still somewhat recurrent in 19th-century literature. It should be pointed out that this novel thus presents an antiscientific theme, which relates to a moment of debate, questionings and pieces of criticism against the scientific and rational preponderancy, strongly present in the 19th century and which the narrative seems to be opposed to, as a representative of the Gothic.
A presente dissertação de Mestrado objetiva analisar, à luz da teoria de literatura fantástica, mais precisamente sob sua vertente gótica, o romance Frankenstein or The Modern Prometheus (1818), de Mary Shelley. Para tal, serão levados em conta os estudos teóricos de Todorov (1970/2014), Furtado (1980), Kilgour (1995), Botting (1996), Fisher (2002), Punter (2004/2012) e Roas (2014), em relação ao fantástico, ao gótico e aos procedimentos narrativos, bem como os escritos de Freud (1919/1930), Rank (1925/2013), Rosset (1985/2008) e Ceserani (2006) acerca do conceito do duplo em Paes (1985) e Gonçalves Neto (2011) em relação ao mito. O romance, pertencente à literatura gótica, apresenta personagens conflituosas, cindidas e portadoras de indagações internas e estabelece conexões entre tais personagens e seus respectivos duplos. Assim, esta pesquisa, de cunho analítico-interpretativo e viés teórico gótico, almeja analisar, a partir da análise dos duplos e da monstruosidade presentes em Frankenstein, de que maneira o romance se insere em uma crítica que se relaciona com a busca da expressão de uma subjetividade suprimida pelo discurso cientificista e racional tributário do Iluminismo do século XVIII e ainda recorrente, em certa medida, na literatura do século XIX. Vale salientar que o romance que constitui o corpus desta pesquisa apresenta, assim, temática anticientificista, o que remete a um momento de perspectiva de debate, de questionamentos e críticas sobre a preponderância do cientificismo e racionalidade, fortemente presentes no século XIX e ao qual a obra parece se opor, enquanto representante da vertente gótica.
Descrição
Citação
SILVA, Mayara Cristina Bignani. A medonha imagem do homem: ciência e monstruosidade em Frankenstein. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.
Coleções