Desenvolvimento de uma bateria de funções executivas para crianças na idade escolar

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Data
2014-01-10
Autores
Silva, Andreia Cristina Correia da [UNIFESP]
Orientadores
Rizzutti, Sueli [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The executive functions are among the most complex aspects of cognition and involve different components, and such complexity is also reflected in the conceptual definitions because there is not yet consensus on its definition. Currently, however, many authors agree that executive functions are an integrated system comprising distinct domains such as shifting, updating, inhibition, switching, planning. The complexity of the construct is directly reflected in the assessment of executive functions and the construction of appropriate tasks since they do not measure just one skill. Additionally, several studies show that executive functions develop over the child's growth, being well established in the literature related to academic performance. This study is part of a broader project that has as main objective to develop and propose a battery to assess different domains of executive functions, so that it can be used with many participants of different ages, from childhood to adulthood, and also by different intellectual and socioeconomic levels. The aim of this study was the development of the battery for children between 6-12 years of age. The study was developed in successive steps: a) query the literature on the evaluation paradigms of executive functions for adaptation / construction of the tasks b) Pilot studies to assess the adequacy of the battery; c) testing in a group of children with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity. The results show that the battery has tasks that appear suitable to the purpose of evaluation, but some of them still require other changes. Future studies will determine which tasks can thus be more specific in the areas and components of executive functions. And yet, being in the public domain, does not require the use of equipment or paid programs, and can be used from the beginning of schooling to adulthood in people of different socioeconomic levels. And thus making neuropsychological assessment more accurate, sensitive and specific with respect to each executive domain, aiding in the diagnosis process.
As Funções Executivas estão entre os aspectos mais complexos da cognição e envolvem diferentes componentes, sendo que tal complexidade reflete-se também nas definições conceituais, pois não há ainda consenso acerca da sua definição. Atualmente, no entanto, diversos autores concordam que as funções executivas são um sistema integrado que compreende domínios distintos como flexibilidade, atualização, inibição, alternância, planejamento. A complexidade do construto reflete diretamente na avaliação das funções executivas e na construção de tarefas apropriadas, uma vez que não medem apenas uma habilidade. Adicionalmente, diversos estudos ressaltam que as funções executivas se desenvolvem ao longo do crescimento da criança, sendo bem estabelecido na literatura a relação com o desempenho acadêmico. O presente estudo faz parte de um projeto mais amplo que tem como objeto principal elaborar e propor uma bateria que avalie domínios distintos das funções executivas, de modo que possa ser utilizada com diversos participantes de diferentes faixas etárias, desde a infância até a fase adulta, e também por diferentes níveis intelectuais e sócio-econômicos. O objetivo do presente estudo foi a elaboração da bateria para crianças entre 6 a 12 anos de idade. O estudo foi desenvolvido em etapas sucessivas: a) consulta a literatura atual dos principais paradigmas de avaliação das funções executivas para a adaptação/construção das tarefas; c) estudos-piloto para análise da adequação da bateria; c) testagem em um grupo de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os resultados mostraram que a bateria apresenta tarefas que parecem adequadas ao propósito de avaliação, mas com outras que ainda necessitam de alterações. Os estudos futuros determinarão que as tarefas poderão, assim, ser mais específicas nos domínios e componentes das funções executivas. E ainda, ser de domínio público, não requer o uso de equipamentos ou programas pagos, e que possa ser empregada desde o início da escolarização até a idade adulta em pessoas de diferentes níveis socioeconômicos. E dessa forma, tornando a avaliação neuropsicológica mais precisa, sensível e específica no que diz respeito a cada domínio executivo, auxiliando no processo diagnóstico.
Descrição
Citação
SILVA, Andreia Cristina Correia da. Desenvolvimento de uma bateria de funções executivas para crianças na idade escolar. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.