Representações sociais do estigma e do preconceito na constituição da identidade social dos adolescentes com epilepsia de difícil controle medicamentoso

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Data
2016-11-21
Autores
Muszkat, Regina Silvia Alves [UNIFESP]
Orientadores
Rizzutti, Sueli [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
This exploratory qualitative study aimed to identify the formation, according to adolescents with epilepsy and their families, of the social representations about the prejudice and stigma in the composition of the social identity of these adolescents and their possible interference in the execution of daily activities and social participation. The observations are thorough: analysis of medical records; a structured questionnaire; home visits and semi-structured interviews with the patient and family. The Bardin Content Analysis is used as an evaluation tool and results are organized as six categories to allow for deepening and correlation of data. The results are: the details of which would be the main social representations inherent prejudice and stigma related epilepsies in the universe of the studied adolescents; the impact of representations on the personal and social identity of these in their family dynamics, in situations of loss of otherness; and finally, we try to understand how and to what extent the social representations, competing with their own seizures, are responsible for the challenges and/or impediments with regard to skill, ability and motivation, when facing the implementation of tasks and social participation of these young people.
Esta pesquisa qualitativa exploratória buscou identificar de que maneira se constituem, na opinião dos adolescentes com epilepsia e seus familiares, as representações sociais sobre o preconceito e o estigma na composição da identidade social destes adolescentes e suas possíveis interferências na execução de atividades cotidianas e participação social. As observações se deram através de: estudo dos prontuários; aplicação de questionário estruturado; visita domiciliar e entrevista semiestruturada com o paciente e familiares. Foi utilizado como instrumento de avaliação a Análise de Conteúdo de Bardin, que possibilitou elencar seis categorias para aprofundamento e correlação dos dados. Foram obtidos como resultados: o detalhamento de quais seriam as principais representações sociais inerentes ao preconceito e estigma relacionadas as epilepsias no universo dos adolescentes estudados; qual o impacto das representações na identidade pessoal e social destes, em suas dinâmicas familiares, nas situações de perda de alteridade; e, finalmente, procuramos entender de que maneira e em que grau as representações sociais, concorrendo com as próprias crises epilépticas, seriam responsáveis pelos desafios e/ou impedimentos no que diz respeito à aptidão, capacidade e motivação, frente à execução de tarefas e participação social desses jovens.
Descrição
Citação
MUSZKAT, Regina Silvia Alves. Representações sociais do estigma e do preconceito na constituição da identidade social dos adolescentes com epilepsia de difícil controle medicamentoso. 2016. 308 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.