Recortes sociais em rede municipal de ensino: uma busca por práticas sócio interacionistas em língua inglesa

Imagem de Miniatura
Data
2016-09-23
Autores
Rodrigues, Aline Boen [UNIFESP]
Orientadores
Silvestre, Magali Aparecida [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This paper aims to know four selected fifth grade English teachers? practices, from four different municipal elementary schools, and identify possible sociointeractionist characteristics. For this research the English teachers? and their students? interactions mediated by the teacher in the class were observed. The specific objectives are: a) provide data collection about this research topic, such as the literature review, b) establish the profile of each teacher, at municipal elementary schools, who participate in this research, c) analize and categorize the main aspects of these teachers? practices having in mind the theoretical reference and d) identify elements that approximate these practices of the dynamics focused on sociointeractionism. It is included in the present study the need to recognize concepts from the psychologist Vygotsky (1998, 1988), the association between Psychology and Education; and the need to link the studies developed by Brazilian academic researchers Oliveira (2008), Prestes (2012) and Rego (2000) made from the vygotskian legacy. To emphasize English teaching, Almeida Filho (1998), Lightbown; Spada (2006) and Barcelos; Abrahão (2006) are valuable authors who focus on how English teachers organize their classes through interaction in a heterogeneous group, observing the different potential development levels among students. In this qualitative research that contains bibliographical and empirical data, there is a mix of open and close-ended questions for English teacher and a plan for class observation. Researchers, such as Gianfaldoni; Moroz (2006), André (1983, 2012, 2013), Chalmers (1993) and Vianna (2003), among others, contributed to the analysis of the written answers on questionnaire and research notes, tools used for data collection, and analysis of the teachers-students, students-students, students-teachers and students-students interactions. Few sociointeractionist practices were observed, particularly in two classrooms. The practices aimed at interaction and students? active participation occurred in classes where teachers made feasible proposals that involved thinking in English Language in the collaborative work in pairs or small groups.
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as práticas de quatro professoras de Língua Inglesa do 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal e identificar possíveis características sócio interacionistas. Para tanto, nesta pesquisa foram observadas as formas de atuação das professoras de Inglês e de seus alunos nas interações mediadas pela professora na convivência com a turma. Nessa direção, os objetivos específicos são: a) realizar o levantamento da literatura existente sobre a temática da pesquisa, b) estabelecer o perfil de cada professora atuante nos anos iniciais do ensino fundamental, c) analisar e categorizar os principais aspectos das práticas dessas professoras tendo em vista o referencial teórico estudado e d) identificar elementos que distanciam ou aproximam essas práticas das dinâmicas voltadas ao sócio interacionismo. Considera-se neste presente estudo a necessidade de reconhecer, nos conceitos discutidos pelo psicólogo Vygotsky (1998, 1988), a ligação da Psicologia com a Educação; e a necessidade de vincular os estudos das pesquisadoras brasileiras Oliveira (2008), Prestes (2012) e Rego (2000) realizados a partir do legado vigotskiano. Enfatizando o ensino de Língua Inglesa, os estudos de Almeida Filho (1998), Lightbown; Spada (2006) e Barcelos; Abrahão (2006) são de grande valia para averiguar como os professores de Inglês conduzem as suas aulas por meio da interação na heterogeneidade e da observação de diferentes níveis de desenvolvimento potencial entre os alunos. Esta pesquisa de abordagem qualitativa que contém dados bibliográficos e empíricos conta com um questionário semiaberto às professoras de Inglês e uma planilha para as observações de aula. Os escritos de Gianfaldoni; Moroz (2006), André (1983, 2012, 2013), Chalmers (1993) e Vianna (2003), entre outros, contribuíram para a análise dos dados coletados a partir das respostas aos questionários e das notas de campo, instrumentos utilizados para a coleta de dados, por meio da análise das interações nas relações professor-alunos, alunos-professor e alunos-alunos. Nesse estudo constataram-se poucas práticas sócio interacionistas, especificamente em duas salas pesquisadas. As práticas voltadas à interação e à participação ativa dos alunos ocorreram nas aulas em que as professoras viabilizavam propostas que envolviam o pensar em Língua Inglesa nos trabalhos colaborativos em pares ou pequenos grupos.
Descrição
Citação
RODRIGUES, Aline Boen. Recortes sociais em rede municipal de ensino: uma busca por práticas sócio interacionistas em língua inglesa. 2016. 199 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.