Formação cultural de professores : perspectivas a partir da análise de ações educativas em museus da cidade de São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2016-07-28
Autores
Sacuman, Jessica [UNIFESP]
Orientadores
Gomes, Marineide de Oliveira [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This research has as a theme the relation among the areas of education, culture and teacher training and, specifically, the cultural training of early childhood education and early years of elementary school (childhood schools) in museums. This theme emerged from our trajetory on pedagogy course in the Federal University of São Paulo - School of Philosophy, Letters and Human Sciences (EFLCH) ? Guarulhos Campus. Making use of qualitative approach with literature review and document analysis, we analyzed the perspectives of cultural training and teacher training in two art museums of the state of São Paulo: museum of modern art (MAM) and art gallery of the state of São Paulo (PESP). Documents produced by educational sectors of both institutions were analyzed so that previous questions of this research were answered. From the readings of the theoretical framework and of the analysis of the documents produced in the museums, we considered that these institutions perform the cultural training of teachers of early childhood school (preschool). There were differences between the actions performed in each one of them. Starting off the considerations of triangular approach, we consider that MAM realize the formation actions according to this methodological approach, so in this way teachers have the possibility to learn the history of art, appreciate works of art and experience practical moments (artistic and creation). In PESP, the documents analyzed are focus in appreciation of art works and history of art, teachers do not have the chance of create directly in the cultural formation in this institution. However, PESP presents a specific material for small children, considering their time of living the childhood. Consequently, the materials complement each other, contributing for continuous cultural formation of professors and for the intersection between Education and Culture like spaces of education not to formal and increase the teacher?s cultural repertoire. In the concluding remarks we also emphasized the problem of neglecting the public social rights with good quality and has no cultural democratisation, tha has direct correlation with the cultural teacher training.
A presente pesquisa tem como tema a relação entre as áreas de Educação, Cultura e Formação de Professores e, especificamente, a formação cultural e contínua de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (escolas da infância) em museus. Este tema emergiu a partir de nossa trajetória no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo ? Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) ? Campus Guarulhos. Fazendo uso de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e análise documental, analisamos as perspectivas de formação cultural e de formação contínua de professores em dois Museus de Arte da cidade de São Paulo: no Museu de Arte Moderna (MAM) e na Pinacoteca do Estado de São Paulo (PESP). Foram analisados documentos produzidos pelos Setores Educativos de ambas as instituições para que os questionamentos prévios dessa pesquisa fossem respondidos. A partir das leituras do referencial teórico e da análise dos documentos produzidos nos Museus, consideramos que essas instituições realizam a formação cultural contínua de professores das escolas da infância, havendo diferenças entre as ações realizadas em cada um destes Museus. Partindo das considerações da Abordagem Triangular, consideramos que o MAM realiza as ações de formação de acordo com a abordagem citada, de modo que os professores tem a possibilidade de apreender a história da Arte, apreciar obras e vivenciar momentos de prática (artística e de criação). Já na PESP, os documentos analisados são voltados para a apreciação das obras e história da Arte, de modo que os professores não tem a possibilidade de criação direta na formação cultural dessa instituição. Porém, a PESP apresenta um material específico para as crianças pequenas, considerando seu tempo de viver a(s) infância(s). Portanto, os materiais se complementam entre si, contribuindo para a formação cultural contínua dos professores e colaborando para a intersecção entre as áreas de Educação e Cultura como espaços de educação não formal e que ampliam o repertório cultural dos professores. Nas considerações finais destacamos também o problema da negligência dos direitos sociais públicos de qualidade e da não democratização da cultura, que tem relação direta com a formação cultural dos professores.
Descrição
Citação
SACUMAN, Jessica. Formação cultural de professores: perspectivas a partir da análise de ações educativas em museus da cidade de São Paulo. 2016. 255 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.