A relação com a linguagem escrita na inclusão escolar de uma criança com deficiência visual: mediação pedagógica e (im)possibilidades de ensino-aprendizagem
Data
2015-01-09
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This work deals with the relation between children with visual disability [hereafter named under the acronym DV ? translator?s note], and written language in a school inclusion policy during the first year of elementary school, together with specialized educational attendance [hereafter named under the acronym AEE ? translator?s note]. It aims to discuss the conditions and ways it is accomplished within such educational contexts, and within situations which objective is to introduce children(in)directly to both reading and writing practices, its teaching and learning as well. The investigation is based on Vygotsky?s cultural-storic Psychology (1897-1943), a current of thought that assumes both writing and language as social practices, emphasizing their role on the constitution of cultural functions, and in the school development of children. It also aims to outline the moderator role of the other and that of the language, and the importance they give to the use of cultural instruments towards the development of forms of psychological measures within the existence of any kind of disability. Carried out a case study throughout participant observation, this research was developed with a six-year-old boy with diagnosticated visual disability [hereafter named under the acronym DV ? translator?s note], enrolled in the 1st year of elementary public school, in the city of Guarulhos/SP, and beneficiated by the specialized educational attendance (AEE).During the elaboration of the case study, it was also made semi-structured interviews with the research participants: an AEE?s teacher, a teacher from the elementary school?s classroom, her trainee, the school committee, the visual disabled child, and his mother. The data analysis, carried out under the focus of cultural-storic Psychology outlines the mediation of the teachers ? ways and devices to achieve the pedagogical work that involves the approach towards writing and its learning ? indicating it as preponderant to the construction of the (im)possibilities related to DV children and written language, its learning and development.
Este trabalho aborda a relação da criança com deficiência visual (DV) com a linguagem escrita no âmbito de inclusão escolar no primeiro ano do ensino fundamental e de atendimento educacional especializado (AEE). Objetiva discutir condições, meios e modos de sua realização, nesses contextos educacionais, em situações que objetivam (in)diretamente a introdução de crianças as práticas de leitura e escrita, seu ensino e aprendizagem. A investigação é fundamentada na Psicologia histórico-cultural de Vygotsky (1897-1943), vertente que compreende a escrita como linguagem e como prática social, enfatizando seu papel na constituição de funções culturais e no desenvolvimento escolar da criança. Destaca o papel mediador do outro e da linguagem, bem como a importância conferida ao uso de instrumentos culturais no desenvolvimento de formas de ação psicológica na existência de alguma forma de deficiência. A pesquisa, um estudo de caso conduzido via observação participante, foi desenvolvida com uma criança de seis anos, um menino com deficiência visual (DV) diagnosticada, matriculada em turma de primeiro ano do ensino fundamental em escola pública do município de Guarulhos/SP e beneficiada pelo atendimento educacional especializado (AEE). Na construção do estudo de caso, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa: a professora do AEE, a professora e estagiária da sala de aula da escola comum, as gestoras da escola, a criança com DV e sua mãe. A análise dos dados, realizada sob o enfoque da Psicologia histórico-cultural, destaca a mediação das professoras ? modos e meios de condução do trabalho pedagógico que envolve a aproximação com a escrita e o seu aprendizado ? apontando-a como condição preponderante na construção de (im)possibilidades de relação da criança com DV com a linguagem escrita, de seu aprendizado e desenvolvimento.
Este trabalho aborda a relação da criança com deficiência visual (DV) com a linguagem escrita no âmbito de inclusão escolar no primeiro ano do ensino fundamental e de atendimento educacional especializado (AEE). Objetiva discutir condições, meios e modos de sua realização, nesses contextos educacionais, em situações que objetivam (in)diretamente a introdução de crianças as práticas de leitura e escrita, seu ensino e aprendizagem. A investigação é fundamentada na Psicologia histórico-cultural de Vygotsky (1897-1943), vertente que compreende a escrita como linguagem e como prática social, enfatizando seu papel na constituição de funções culturais e no desenvolvimento escolar da criança. Destaca o papel mediador do outro e da linguagem, bem como a importância conferida ao uso de instrumentos culturais no desenvolvimento de formas de ação psicológica na existência de alguma forma de deficiência. A pesquisa, um estudo de caso conduzido via observação participante, foi desenvolvida com uma criança de seis anos, um menino com deficiência visual (DV) diagnosticada, matriculada em turma de primeiro ano do ensino fundamental em escola pública do município de Guarulhos/SP e beneficiada pelo atendimento educacional especializado (AEE). Na construção do estudo de caso, também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa: a professora do AEE, a professora e estagiária da sala de aula da escola comum, as gestoras da escola, a criança com DV e sua mãe. A análise dos dados, realizada sob o enfoque da Psicologia histórico-cultural, destaca a mediação das professoras ? modos e meios de condução do trabalho pedagógico que envolve a aproximação com a escrita e o seu aprendizado ? apontando-a como condição preponderante na construção de (im)possibilidades de relação da criança com DV com a linguagem escrita, de seu aprendizado e desenvolvimento.
Descrição
Citação
CARVALHAIS, Keuri Costa. A relação com a linguagem escrita na inclusão escolar de uma criança com deficiência visual: mediação pedagógica e (im)possibilidades de ensino-aprendizagem. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.