O significado do confinamento: compreender como pensam profissionais e familiares

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Data
2014-09-29
Autores
Sa, Izete Pereira de [UNIFESP]
Orientadores
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The aim of this research is to investigate how the professionals who have a performance directed to adolescents in conflict with the law under custody sentence understand the meaning of confinement, and identify the understanding of the relatives of those teenagers regarding deprivation of liberty. This research had been carried through questionnaires and semi-structured interviews with professionals – judges, prosecutors and public defenders, psychologists, social workers and educators – and relatives. Questionnaires and interviews had been analyzed for a better understanding of this issue in the light of other studies to contribute to flesh out this analysis. Accordingly, the research attempted to delve deeper into this kind of confinement and contribute to possible social changes.
O objetivo dessa pesquisa é investigar como os profissionais, que têm sua atuação voltada aos adolescentes privados de liberdade, pensam o significado desse confinamento, bem como identificar qual é o entendimento que os familiares desses adolescentes têm sobre privação de liberdade. Esse estudo foi desenvolvido, por meio de questionário e entrevistas semidirigidas aplicados aos profissionais – Juízes, Promotores, Defensores Públicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Pedagogos – e aos familiares. O objetivo dessas entrevistas é demonstrar qual o olhar e o entendimento dos profissionais sobre o confinamento de adolescentes em medida socioeducativa de internação. Os questionários e as entrevistas foram analisados para uma melhor compreensão desse tema, a luz de outros estudos que contribuirão para dar corpo a essa análise. Nesse sentido, a pesquisa buscou aprofundar a reflexão sobre esse tipo de confinamento e contribuir para possíveis mudanças sociais.
Descrição
Citação
SA, Izete Pereira de. O significado do confinamento: compreender como pensam profissionais e familiares. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.