Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina

View/ Open
Date
2016-11-29Author
Roque, Loane Aparecida Carvalho [UNIFESP]
Advisor
Carvalho, Fábio Ramos de Souza [UNIFESP]Type
Dissertação de mestrado profissionalMetadata
Show full item recordAlternative Title
New look for competency management: Case study in the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at the Federal University of São Paulo - Paulista School of MedicineAbstract
Objective: To analyze and identify the teaching model of the Department of Ophthalmology and Visual Sciences at the Paulista School of Medicine, Federal University of São Paulo, seeking to present a proposal to improve under the scrutiny of competency management. Methods: We analyzed the documents of courses and programs related to the Department. Exploratory literature review on the concepts that permeate the teaching model was conducted with the main objective to develop and clarify concepts and ideas in the organizational aspect. Results: The Curriculum Units and programs are oriented skills. The work environment extols the teaching-learning using the theory and practice as guiding premises for the training and the provision of services with standard of excellence. Conclusions: The used teaching methodology by the Department of Ophthalmology and Visual Sciences brings the challenge to actively participate in the construction of the professional profile. The actors involved - students, teachers and institutions - play roles that complement each other in solidarity and ethical manner. The new look for management skills is presented as a consistent and strategic alternative to training in teaching areas, extension and research. Objetivo: Analisar e identificar o modelo de ensino do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, buscando apresentar uma proposta de melhoria sob o crivo da gestão por competências. Métodos: Foram analisados os documentos das Unidades Curriculares e dos programas relacionados ao Departamento. Revisão bibliográfica exploratória sobre os conceitos que permeiam o modelo de ensino foi realizada com o objetivo principal de desenvolver e esclarecer conceitos e ideias no aspecto organizacional. Resultados: As Unidades Curriculares e programas são orientados por competências. O ambiente laboral enaltece o ensino-aprendizagem utilizando a teoria e a prática como premissas norteadoras para a formação profissional e a prestação de serviços com padrão de excelência. Conclusões: A metodologia pedagógica empregada pelo Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais traz o desafio de participar ativamente na construção do perfil profissional. Os atores envolvidos ? discentes, docentes e instituição ? desempenham papéis que se complementam de maneira solidária e ética. O novo olhar para a gestão por competências apresenta-se como uma alternativa consistente e estratégica para a formação nos âmbitos do ensino, extensão e pesquisa.
Citation
ROQUE, Loane Aparecida Carvalho. Novo olhar para a gestão por competências: estudo de caso no departamento de oftalmologia e ciências visuais da Universidade Federal de São Paulo - escola paulista de medicina. 2016. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.Keywords
Competency managementKnowledge
Competency-based education
Management
Ophthalmology
Gestão por competências
Conhecimento
Educação baseada em competências
Gestão/oftalmologia