Contribuições de narrativas de crianças para a formação de professores de educação infantil

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Data
2016-12-19
Autores
Bezerra, Vanessa Lidiane Domiciano [UNIFESP]
Orientadores
Gomes, Marineide de Oliveira [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
The research, qualitative approach aims to investigate the reflections and the impact of children's tales of childhood and school in their teachers, considering the importance of hearing the child as subject of rights, based on studies of sociology of childhood in special. Sought evidence as childhood puzzle to be unraveled, bringing the debate, public educational policies for early childhood education and the concepts that underlie the study of childhood, considering the complexity of preschool teachers training. Fieldwork has being developed with children in the form of conversation circles, drawings and play make-believe of "little school", with the participation of ten children of different classes of pre-school and six teachers from public school, through dialogical Group, plus observation and record in Field Journal by the researcher in these activities. For the analysis, was conducted readback of data from the narratives produced by children and then presented to teachers, thereby providing reflective processes, as well as prospects for the reinterpretation of his experiences. The research findings allow us to state that the narratives of children about their childhoods and school concepts move between complaints in relation to the spaces (school environments), the relationships established there, the playful dimension and the basic needs of children. When they were presented to their teachers, concerns came out regarding the methodology used in the research, the adultocentric displacements, the evidence and destabilization process of convictions about how these professionals sighted children, childhood and school children education. Unveiling the puzzle of children's perceptions of the school of early childhood education proved to be a potential means of reflection on teacher?s training actions in general and child education in particular. Intend to contribute to the debate and improving the quality of teacher?s education and their professional practices, announcing that signal the voices of children, identifying what, in our view, are presented as challenges for training and for everyday work of preschool teachers in order to provide significant formative experiences for teachers and children.
A pesquisa, de abordagem qualitativa, visa investigar as reflexões e os impactos das narrativas de crianças sobre infâncias e escola em seus professores, considerando a importância de se ouvir a criança, como sujeito de direitos, com base nos estudos da Sociologia da Infância, em especial. Buscou-se evidenciar a infância como enigma a ser desvendado, trazendo ao debate, as políticas públicas educacionais para a educação infantil e as concepções que permeiam os estudos sobre a infância, considerando a complexidade da formação de professores de educação infantil. O trabalho de campo foi desenvolvido com as crianças na forma de rodas de conversa, desenhos e brincadeira de faz-de-conta de ?escolinha?, contando com a participação de dez crianças de turmas variadas de pré-escola de uma escola pública municipal e de seis professoras, por meio de Grupo Dialogal, acrescidos da observação e do registro em Diário de Campo pela pesquisadora, nessas atividades. Para a análise foi realizado cotejamento dos dados das narrativas produzidas pelas crianças e depois apresentadas aos professores, proporcionando-lhes processos reflexivos, bem como perspectivas para a ressignificação de suas experiências. Os achados da pesquisa nos permitem afirmar que as narrativas das crianças sobre suas concepções de infâncias e de escola transitam entre denúncias em relação aos espaços (ambientes escolares), as relações ali estabelecidas, a dimensão lúdica e as necessidades básicas das crianças. Quando estas foram apresentadas aos seus professores, observaram-se inquietações com a metodologia utilizada na pesquisa, os deslocamentos, as evidências adultocêntricas e um processo de desestabilizações de convicções sobre como estes profissionais enxergam as crianças, as infâncias e a escola de educação infantil. Desvelar o enigma das percepções das crianças sobre a escola de educação infantil mostrou-se um potencial meio de reflexão sobre as ações de formação de professores, em geral, e de educação infantil, em particular. Intencionamos com a pesquisa contribuir com o debate e com a melhoria da qualidade da formação de professores e de suas práticas profissionais, anunciando o que sinalizam as vozes das crianças, identificando o que, em nosso entendimento, se apresenta como desafios para a formação e para o trabalho cotidiano de professores de educação infantil, visando proporcionar vivências formativas significativas para professores e para as crianças.
Descrição
Citação
BEZERRA, Vanessa Lidiane Domiciano. Contribuições de narrativas de crianças para a formação de professores de educação infantil. 2016. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.