Abstracionismo informal em São Paulo: a obra de Zita Viana de Barros

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Data
2016-09-27
Autores
Lacerda, Mariana Duarte Garcia de [UNIFESP]
Orientadores
Hoffmann, Ana Maria Pimenta [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This research aimed to study the manifestations of informal abstraction in São Paulo and the discussions on abstract art starting from the printings of Zita Viana de Barros, made between the years 1960 and 1970, identifying, cataloguing and analysing its work and contextualizing such production in light of the national artistic scene. The research led to a retrospective on the Brazilian Art History in the 1950s and 1960s, rethinking its categories due to Brazilian typical independence, especially through questioning the abstractionism, from a point of view that differs from the defence of constructive abstract art, which have been the keynote of art criticism and the history studies in Brazil. Imagery interpretation of the works related in this study were made through the philosophical and methodological framework designed by Charles Peirce, in which the aesthetic provides the basis for ethics, which in turn provides the basis for semiotics, in an evolutionary relationship of dependency. Informal Abstraction as the result of the combination of Zen?s philosophy indirect speech with the occidental liberty. With this mixture it instituted the notion of consciousness in intuition and sensibility in the occidental perspective that divided everything between rationality and unconsciousness.
A presente pesquisa teve como objeto o estudo as manifestações da abstração informal em São Paulo e as discussões na arte abstrata, a partir da produção de Zita Viana de Barros, realizada entre 1960 e 1970, com a identificação, catalogação e análise dos trabalhos produzidos e contextualização das obras frente ao cenário artístico nacional. A pesquisa levou a uma retrospectiva da História da Arte Brasileira nos anos 50 e 60, repensando suas categorias devido à típica independência brasileira, especialmente por meio do questionamento ao abstracionismo, a partir de um ponto de vista diferente daquele de defesa da arte abstrata construtiva, que tem sido a tônica da crítica de arte e estudo de história no Brasil. A interpretação imagética das obras relacionadas nesse trabalho foram realizadas tendo em mente o arcabouço filosófico e metodológico desenhado por Charles Peirce, no qual a estética fornece as bases para a ética, que, por sua vez, fornece as bases para a semiótica, numa relação de dependência evolutiva. Abstracionismo Informal como resultado da combinação do discurso indireto da filosofia Zen com a liberdade ocidental. A partir desta mistura, foi instituída a noção de uma consciência na intuição e na sensibilidade dentro da perspectiva ocidental que dividia tudo entre racionalidade e inconsciente.
Descrição
Citação
LACERDA, Mariana Duarte Garcia de. Abstracionismo informal em São Paulo: a obra de zita viana de barros. 2016. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2016.