A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental

Data
2016-10-31
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The aim of this study was to understand the use of Assistive technology in pedagogical practices of teachers in the elementary school which works with students with visual impairment and low vision in the municipality of Itapevi, São Paulo. The research is characterized as qualitative, transversal and exploratory approach. Teachers were asked to answer a self-administered questionnaire with questions regarding the use of assistive technology for the activities developed in their settings. The results indicated that the assistive technology equipments, provided by the government, most used for students with visual and low vision disabilities were the screen reader computer programs (DOSVOX and NVDA) and among those made by hand by teachers was the Braille alphabet. The selection criteria used by teachers to choose the assistive technology are based on the students' needs to promote functionality, autonomy and facilitate the learning process. The practicality of use and the degree of visual acuity were also determining factors in the selection of each technology. Teachers reported difficulty as the lack of sophisticated features and training for appropriate use of equipment.
O objetivo deste estudo foi compreender a utilização dos produtos de tecnologia assistiva nas práticas pedagógicas dos professores das salas de recursos multifuncionais do ensino fundamental de alunos com deficiência visual e baixa visão do município de Itapevi, São Paulo. A pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, transversal e exploratória. Os professores foram orientados a responder um questionário autoaplicável com questões referentes à utilização da tecnologia assistiva durante as atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais. Os resultados indicaram que o produtos de tecnologia assistiva, fornecidos pelo poder público, mais utilizado nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência visual e baixa visão foram os programas de computador leitores de tela (Dos Vox e NVDA) e dentre os confeccionados artesanalmente pelos professores foi o alfabeto braile. Os critérios de seleção usados pelos professores para escolha da tecnologia assistiva são baseados nas necessidades dos alunos para promover uma função, autonomia e facilitar o processo de aprendizagem. A praticidade do recurso e o grau de acuidade visual também foram fatores determinantes na seleção de cada tecnologia. È importante ressaltar que mais da metade das respostas mostrou que há recursos de tecnologia assistiva suficientes nas salas de recurso multifuncionais. Contraditoriamente, os professores relataram como dificuldade à falta de recursos sofisticados e o treinamento para a utilização apropriada dos mesmos.
Descrição
Citação
GARCIA, Ginez. A tecnologia assistiva na inclusão de alunos com deficiência visual e baixa visão no ensino fundamental. 2016. 47 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
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