A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa

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Data
2015-08-25
Autores
Rodrigues, Dirce Lurdes Pires [UNIFESP]
Orientadores
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
The dissertation "The arithmetic table in different educational stages: from active teaching to active school," analyses the transformation of arithmetic tables, as didactic and pedagogical instrument, during the post-republic educational renovations. The work is written from an historical point of view, and the cultural history is the methodological approach. Within the historical perspective, the research of the sources considers the educational periodicals inserted into the digital repository of Santa Catarina, in the History of Mathematics Education area, one of the research projects of History of Mathematics Education Group in Brazil. From the empiricism of the secular school to the systematization of teaching in which the psychology emerges to give subsidies to education, the narrative of the arithmetic table trajectory permits, first of all, that educators think the arithmetic table sometimes as an isolated understanding and its peculiarities, and sometimes as a component of a school culture transformation within each temporality, agent / instrument, a variety of methods and procedures operating in all the basic knowledge of learning, in particular in arithmetic.
A dissertação "A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa", analisa as transformações da tabuada, como instrumento didático-pedagógico, durante as renovações educacionais pós-república. O trabalho está elaborado numa abordagem historiográfica, sendo a História Cultural a opção teórico-metodológica escolhida. Dentro da perspectiva histórica, a investigação das fontes toma como ponto de partida os periódicos educacionais privilegiando os inseridos no repositório digital de Santa Catarina, na área destinada à História da Educação Matemática e que compõe um dos projetos de pesquisa do Grupo de História da Educação Matemática no Brasil. Do empirismo da escola laica à sistematização do ensino em que a psicologia desponta para dar subsídios à educação, a narrativa da trajetória da tabuada favorece os educadores, antes de tudo, a pensar a tabuada ora de modo isolado no entendimento de suas particularidades, ora como componente de uma cultura escolar em transformação dentro de cada temporalidade, agente/instrumento, num magma de métodos e procedimentos atuando na aprendizagem do conjunto de saberes elementares, em específico no cálculo aritmético.
Descrição
Citação
RODRIGUES, Dirce Lurdes Pires. A tabuada em diferentes tempos pedagógicos: do ensino ativo para a escola ativa. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2015.