A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia

Imagem de Miniatura
Data
2014-04-09
Autores
Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]
Orientadores
Valente, Wagner [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
This study aimed to analyze the Lourenço Filho’s arithmetic read in Aprenda por si!, A graduaded series of arithmetic’s exercises. It’s a textbook produced by the Biblioteca de Educação of the Companhia Melhoramentos, published between 1941 and 1953. Lourenço Filho has experience with the pedagogie as teaching as an art and as an active school. We investigate the transformations of arithmetic for primary school in research of historic character, based in documentary sources, having Roger Chartier as the main reference. The results showed the author’s appropriation practice that evidence a process of hybridization of the relationships that constitute him.
Este estudo tem como objetivo analisar a aritmética de Lourenço Filho dada a ler em Aprenda por si!, uma série graduada de exercícios de aritmética. Trata-se de um livro didático produzido pela Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos, publicado entre 1941 e 1953. Lourenço Filho tem experiência com a pedagogia como arte de ensinar e como escola ativa. Investigamos as transformações da aritmética para o ensino primário em pesquisa de caráter histórico, baseada em fontes documentais, tendo como referência principal Roger Chartier. Os resultados apontam para uma prática de apropriação do autor do impresso que põe em cena um processo de hibridação das redes de relações que o constituíram.
Descrição
Citação
SOARES, Marcia Guedes. A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.