Escala de auto-estima Rosemberg/UNIFESP-EPM em funcionários da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre

Data
2006
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Introdução: A percepção da qualidade de vida é individual e diretamente associada ao contexto sócio-cultural onde o indivíduo está inserido. O auto-conceito e a auto-estima, bases da representação que o indivíduo tem de si, envolvem o bem estar individual e social. O conceito de auto-estima tem sido estudado e considerado um importante indicador de saúde mental. Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar a auto-estima de funcionários da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre MG. Métodos: Estudo analítico transversal com 582 funcionários, homens e mulheres, maiores de 18 anos, sorteados por tabela de números aleatórios gerada pelo programa Epitable. Foi respondido um protocolo de dados demográficos e em seguida, a escala de auto-estima de Rosenberg UNIFESP-EPM foi aplicada para avaliar a auto-estima. Os testes de Mann Whitney e o teste Kruskal-Wallis foram utilizados na análise estatística. Resultados: Dos 582 sujeitos estudados, o maior escore de auto-estima foi 21, sendo que 98 sujeitos (16,8 por cento) obtiveram escore zero e 90 por cento da população estudada teve escores menores que 10. A média de escores do Rosenberg foi de 5,07 , com um intervalo de confiança (95 por cento) = 4,72 - 5,42; a mediana ficou em 4,0. Foi encontrada significância estatística relacionando auto-estima e gênero (p = 0,0113) o maior escore para homens foi de 13 e para mulheres foi 21. Conclusão: O nível de auto-estima encontrado na população estudada foi alto (90 por cento dos escores menores que 10), e a auto-estima dos homens foi significantemente mais elevada que das mulheres (p =0,0123).
Descrição
Citação
CARVALHO, Maria Inês Bustamante de. Escala de Auto-Estima Rosenberg UNIFESP-EPM em Funcionários da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre – MG. 2006. 71 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.
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