A experiência da menopausa: um estudo qualitativo com mulheres que utilizam ou não a terapia de reposição hormonal

Data
2004
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Este estudo, tem por objetivo conhecer o significado da perimenopausa e o vivenciar de seus sinais e sintomas para mulheres que usam ou nao a terapia de reposicao hormonal (TRH). Utilizei o metodo qualitativo, com a tecnica da entrevista com roteiro sem-estruturado. Foi realizado com 11 mulheres, de 45 a 59 anos de idade, usuarias ou nao de TRH e frequentadoras de diferentes servicos de Saúde no municipio de São Paulo. A analise foi realizada por meio da hermeneutica. Os achados foram organizados em tres unidades tematicas, a saber: o corpo em processo de envelhecimento, os conhecimentos das mulheres sobre as propostas terapeuticas e a experiencia da menopausa. Os resultados mais significativos mostram que as mulheres na perimenopausa e pos-menopausa com ou sem o uso da TRH reconhecem que estao envelhecendo, conhecem os sinais e sintomas desta fase, tem conhecimentos precarios das terapeuticas utilizadas para manutencao de uma melhor qualidade de vida no periodo, e tem pouco dominio sobre o tratamento que e realizado em seu proprio corpo. Conseguem conviver com os sinais e sintomas decorrentes do hipoestrogenismo criando formas para sobreviver com qualidade de vida. Adotam outras terapias, como por exemplo a homeopatia e o uso da isoflavona, ao mesmo tempo em que propoem medidas de promocao da Saúde. Relatam dificuldades no acesso aos servicos de Saúde e aos medicamentos, bem como ausencia de dialogo com os profissionais de Saúde no que tange a orientacao sobre as condutas prescritas. Como consideracoes finais saliento a importancia de habilitar profissionais da Saúde na interface das areas da gerontologia e da Saúde da mulher, para compreenderem que a perimenopausa e a pos-menopausa fazem parte do processo de envelhecimento e portanto devem ser consideradas como processo vital e nao patologico. A nos enfermeiros, cabe o compromisso tecnico, cientifico, politico e etico de inserir esta area do conhecimento nos curriculos de graduacao e Pós-graduação, bem como no processo de capacitacao de recursos humanos nos diferentes equipamentos de Saúde. sejam eles publicos ou privados
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São Paulo: [s.n.], 2004. 195 p.