Compreendendo o processo de formação das enfermeiras no campo da Saúde coletiva

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Date
2003
Authors
Alexandre, Lourdes Bernadete dos Santos Pito [UNIFESP]
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Oliveira, Eleonora Menicucci de [UNIFESP]
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Tese de doutorado
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Abstract
Emergiu da minha dissertacao de mestrado e devido a minha atividade enquanto professora de Saúde Coletiva em um curso de graduacao ene Enfermagem a preocupacao sobre como era realizado o processo de formacao das enfermeiras no campo da Saúde Coletiva e sobre quais concepcoes, conceitos e praticas estavam embasadas essa formacao. Nesse caminho de construcao teorico-metodologico construi como sendo o objeto desse estudo o processo de formacao das enfermeiras na area de Saúde Coletiva e como essa tem influenciado a pratica dessas profissionais. O objetivo geral do estudo foi o de compreender o processo de formacao das enfermeiras no campo da Saúde Coletiva e nuclear cus convergencias e divergencias no campo da construcao do ensino de enfermagem de Saúde Coletiva, entre professoras, alunas e profissionais de Saúde formadas por diferentes universidades de São Paulo. referencial teorico de analise dessa pesquisa foi baseado nos conceitos de SANTOS (1994;2001;2002) de mudanca do paradigma. A metodologia utilizada foi a qualitativa. Para a apreensao dos depoimentos foram sorteadas e contatadas quatro universidades paulistanas, duas publicas E? duas privadas, e entrevistadas todas as professoras da area que se dispuseram a faze-lo, duas alunas do quarto ano de cada universidade sorteados aleatoriamente e duas enfermeiras que atualmente trabalham na area de Saúde coletiva e que fossem formadas pelas universidades pesquisadas. Os discursos foram organizados segundo a proposta de LEFEVRE et ai (2000) e analisados segundo MANGUENEAU (1993), quando buscou-se as heterogeneidades constitutivas entre os discursos dos sujeitos coletivos e a proposta da Saúde Coletiva e a do SUS/Vigilancia da Saúde. .A construcao das categorias analiticas foi ancorada nas categorias empiricas, que surgiram do trabalho de campo alem das que emanaram do referencial teorico. Revendo as convergencias e as divergencias entre as universidades, pode-se destacar que nas universidades publicas ha uma elevada manifestacao da busca da mudanca do status quo da educacao e da pratica de Saúde e do desenvolvimento da cidadania. Entretanto lia uma serie de problemas no ambito do mercado de trabalho e das instituicoes de ensino que as pressionam e estas acabam constituindo projetos pedagogicos muito belos, mas sem a devida concretizacao ou com alcance parcial. Enfim, a formacao da enfermeira no campo da Saúde Coletiva pretende gerar a emancipacao mas, so tem conseguido aproximacoes esporadicas desse objetivo. No todo, a pesquisa, tanto nas universidades publicas como nas privadas mostrou uma formacao para o exercicio da regulacao e nao da emancipacao
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São Paulo: [s.n.], 2003. 225 p.
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