Comportamento auditivo em escolares do município de Marília

Data
2003
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
Objetivo: Caracterizar a habilidade de fechamento, localizacao e memoria para sons verbais e nao-verbais em sequencia por meio de testes auditivos comportamentais em escolares de 8 a 10 anos do municipio de Marilia. Ainda, comparar o desempenho escolar considerando sexo, idade, tipo de escola(particular ou publica) e orelha que iniciou o Teste de Fala Filtrada. Metodos: Foi aplicado o Teste de Fala Filtrada utilizando palavras dissilabicas com filtro digital passa-baixo, com frequencia de corte de 1.000 Hz, em 87 escolares, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 10 anos, subdivididos em 2 grupos: Grupo I: escolares que frequentavam escola particular e Grupo li: escolares que frequentavam escola publica. As palavras foram apresentadas monoauralmente, iniciando de forma aleatoria na orelha direita ou esquerda, a 40 dBNS, considerando o limiar de audibilidade medio das frequencias sonoras de 500, 1.000 e 2.000 Hz. Resultados: Os resultados mostraram que 22 (25 por cento) escolares apresentaram alteracao na habilidade de Memoria Sequencial para sons nao-verbais. Houve diferenca estatisticamente significante entre o numero medio de acertos, substituicoes e omissoes e a ordem da orelha que iniciou o teste. Detectou-se diferenca estatisticamente significante entre o numero medio de omissoes, substituicoes e a variavel tipo de escola (particular ou publica). As palavras que apresentaram o menor numero de acertos foram Eter e Seres e, o maior numero de acertos, Alma, Nunca e Amor. Para as palavras Alma, Logrou, Eter, Nunca e Amor houve concordancia entre a ocorrencia de acertos observada na 1 a e 2a orelhas testadas, o mesmo nao acontecendo nos demais estimulos verbais . Conclusoes: O Teste de Fala Filtrada, com filtro digital passa-baixo, com frequencia de corte de 1.000 Hz, tornou dificil o reconhecimento de fala, uma vez que os indices de acertos obtidos variaram entre 30 e 60 por cento. Sugere-se a utilizacao deste teste como procedimento de referencia para a aplicacao de testes dicoticos que visem avaliar a fusao binaural
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Citação
São Paulo: [s.n.], 2003. 154 p.