Avaliação da postura corporal estática e da força dos músculos respiratórios e sua correlação com a produção e qualidade vocal em professores do ensino fundamental

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Data
2004
Autores
Cialdini, Rita de Cassia Vasconcelos [UNIFESP]
Orientadores
Behlau, Mara Suzana [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objetivo: Caracterizar as alteracoes da postura corporal estatica e quantificar a forca dos musculos respiratorios em professores do ensino fundamental, na cidade de Fortaleza/CE, correlacionando estas alteracoes com a producao e qualidade de voz. Metodos: A observacao viabilizou a realizacao da pesquisa por meio de um questionario, formado por uma serie ordenada de perguntas abertas que oportunizaram o conhecimento do perfil dos sujeitos de amostra; inclusao do nome, idade; genero, tempo de atividade profissional, area de atuacao e historia pregressa; o enfoque dos habitos dos professores relativos as praticas de atividades utilizadas antes e apos o desempenho profissional; bem como as reacoes posturais, alteracoes do padrao respiratorio, tensao muscular, estresse fisico e cansaco vocal. Os sujeitos da amostra foram submetidos a uma inspecao visual e a palpacao do estado geral da postura, inclusive a observacao geral do padrao respiratorio e do comportamento vocal frente as alteracoes posturais e respiratorias. Utilizando as maos, a pesquisadora realizou apalpacao dos musculos da cintura escapular e dos ombros, bem como dos pontos de tensao ali existentes. Utilizou-se o manovacuometro, aparelho destinado a reproduzir de forma confiavel a forca e a resistencia dos musculos respiratorios para a medicao da Plmax e PEmax. Completando o instrumento de pesquisa utilizado, foram apresentados questionamentos subjetivos destinados a coletar informacoes sobre a auto-avaliacao dos sujeitos, com relacao as queixas e aos procedimentos que utilizavam, como alternativa para alcancar e melhorar postura, respiracao e voz. Resultados: Os dados obtidos atraves da avaliacao da postura corporal estatica, resistencia muscular respiratoria, producao e qualidade de voz indicaram que: o padrao respiratorio dominante foi o toracico 45 por cento; 86,7 por cento dos pesquisados nao realizaram pratica vocal; o diafragma, com 48 por cento e acessorios com 35 por cento preponderaram na avaliacao dos grupos musculares respiratorios; as medias de Pressao Respiracao Maxima foram Plmax -80cmH20; PEmax +120cmH20; Plmax -90cmH20 e PEmax + 120cmH20; a postura tensa predominou com 40 por cento seguida da postura cifotica, com 25 por cento; a confrontacao de queixas globais com queixas vocais apresentou 90,9 por cento; o cansaco fisico predominou como fator negativo na postura com 30,9 por cento. Conclusao: A partir da analise critica dos resultados com a presenca de fatores associados na literatura, e possivel concluir que: as alteracoes ou disfuncoes preexistentes na postura corporal estao presentes nas alteracoes de conduta vocal em individuos que utilizam abusivamente a voz; dores musculares, disfuncoes respiratorias e ma postura alteram prioritariamente a producao da voz, e, secundariamente, interferem no sistema fonatorio; a Saúde vocal e indicativa de qualidade de vida de professores que utilizam a voz como instrumento de trabalho profissional; as alteracoes posturais e musculares respiratorias se interrelacionam com a funcao e o desempenho vocal de professores
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2004. 97 p.