Avaliacao da postura corporal estatica e da forca dos musculos respiratorios e sua correlacao com a producao e qualidade vocal em professores do ensino fundamental

Avaliacao da postura corporal estatica e da forca dos musculos respiratorios e sua correlacao com a producao e qualidade vocal em professores do ensino fundamental

Alternative title Avaliation of the static posture and the respiratory muscle forces and its connection to the production and voice quality in teachers who work in the elementary system
Author Cialdini, Rita de Cassia Vasconcelos Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Objetivo: Caracterizar as alteracoes da postura corporal estatica e quantificar a forca dos musculos respiratorios em professores do ensino fundamental, na cidade de Fortaleza/CE, correlacionando estas alteracoes com a producao e qualidade de voz. Metodos: A observacao viabilizou a realizacao da pesquisa por meio de um questionario, formado por uma serie ordenada de perguntas abertas que oportunizaram o conhecimento do perfil dos sujeitos de amostra; inclusao do nome, idade; genero, tempo de atividade profissional, area de atuacao e historia pregressa; o enfoque dos habitos dos professores relativos as praticas de atividades utilizadas antes e apos o desempenho profissional; bem como as reacoes posturais, alteracoes do padrao respiratorio, tensao muscular, estresse fisico e cansaco vocal. Os sujeitos da amostra foram submetidos a uma inspecao visual e a palpacao do estado geral da postura, inclusive a observacao geral do padrao respiratorio e do comportamento vocal frente as alteracoes posturais e respiratorias. Utilizando as maos, a pesquisadora realizou apalpacao dos musculos da cintura escapular e dos ombros, bem como dos pontos de tensao ali existentes. Utilizou-se o manovacuometro, aparelho destinado a reproduzir de forma confiavel a forca e a resistencia dos musculos respiratorios para a medicao da Plmax e PEmax. Completando o instrumento de pesquisa utilizado, foram apresentados questionamentos subjetivos destinados a coletar informacoes sobre a auto-avaliacao dos sujeitos, com relacao as queixas e aos procedimentos que utilizavam, como alternativa para alcancar e melhorar postura, respiracao e voz. Resultados: Os dados obtidos atraves da avaliacao da postura corporal estatica, resistencia muscular respiratoria, producao e qualidade de voz indicaram que: o padrao respiratorio dominante foi o toracico 45 por cento; 86,7 por cento dos pesquisados nao realizaram pratica vocal; o diafragma, com 48 por cento e acessorios com 35 por cento preponderaram na avaliacao dos grupos musculares respiratorios; as medias de Pressao Respiracao Maxima foram Plmax -80cmH20; PEmax +120cmH20; Plmax -90cmH20 e PEmax + 120cmH20; a postura tensa predominou com 40 por cento seguida da postura cifotica, com 25 por cento; a confrontacao de queixas globais com queixas vocais apresentou 90,9 por cento; o cansaco fisico predominou como fator negativo na postura com 30,9 por cento. Conclusao: A partir da analise critica dos resultados com a presenca de fatores associados na literatura, e possivel concluir que: as alteracoes ou disfuncoes preexistentes na postura corporal estao presentes nas alteracoes de conduta vocal em individuos que utilizam abusivamente a voz; dores musculares, disfuncoes respiratorias e ma postura alteram prioritariamente a producao da voz, e, secundariamente, interferem no sistema fonatorio; a Saúde vocal e indicativa de qualidade de vida de professores que utilizam a voz como instrumento de trabalho profissional; as alteracoes posturais e musculares respiratorias se interrelacionam com a funcao e o desempenho vocal de professores
Keywords Postura
Músculos Respiratórios
Docentes
Ensino Fundamental e Médio
Voz
Language Portuguese
Date 2004
Published in São Paulo: [s.n.], 2004. 97 p.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 97 p.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18784

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account