O cuidado como elo entre a saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche

Imagem de Miniatura
Data
1998
Autores
Maranhão, Damaris Gomes [UNIFESP]
Orientadores
Sarti, Cynthia Andersen [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O objetivo desta disertação é oferecer uma reflexão dobre o cuidade de criança e sua interface com a saúde e a educação, no contexto de uma instituição de educação infantil. Para tanto, a autora realizpu um estudo de caso em um berçário de creches pública, administrada por uma entidade filantrópica e que atende a p[opulação de baixa renda da periferia da cidade de São Paulo. A Autora parte da persdpectiva que a criança é um sujeito componente, que interage com o meio humano e através dele com o meio físico, de acordo com suas capacidades reais e potenciais em cada fase do processo de desenvolvimento. Compreende também, que o cuidade tem operacionalização não pode ser dissociada da ação educativa. A análise dos dados apontou que os cuidados com os bebês e crianças pequenas, na creche onde foi realizado este estudo, tem como diretriz uma concepção asssistencialista de creche e identifica a criança atendida no berçario como frágil, dependente e carente. Os cuidados são organizados através de uma rotina, que privilegia a higiene, a nutrição e a segurança da criança, de forma dissociada das atividades chamadas de pedagógicas. O uso e a organização do espaço, a rotina de cuidados e as regras de higiene adotadas, quando analisadas à luz da antropologia, revelam os valores com que os adultos ordenam o seu mundo social. O texto está organizado em 5 capítulos, nos quais, inicialmente, procurou-se apresentar o problema, os pressupostos teóricos e a trajetória da pesquisa. O capítulo 3 contextualiza o estudo. No capítulo 4 são descritos e analisados os principais cuidados com as crianças e no capítulo 5 a autora procurou analisar o sentido do cuidado para os educadores, na perspectiva construída ao longo da disertação. Nas considerações finais a autora aponta algumas reflexões para a prática dos cuidados com criança em creches.
The objetive of the present work is to examine the relationship between child care, health and education in the context of an educational institution. The author presents a case study of a nursery in a public day-care center for low income dhildren in the city of São Paulo. The center is administered by a philanthropic association. In the author’s perspective, the child is a competent subject who interacts with the human environment and through it with physical environment, according to his / her actual and potential capabilities in each phase of the develpmental process. To the author child care has a funcamental relationship to the health / education and therefore its organization and daily practices cannot be dissociated from the educational action. The analysis of the data reveals, in that particular public day care center, infant and child care practices by an “ assistancialist” or “charitable” concept of the children. It considers the child as a fragile, dependent and needy individual. Dayle care is organized in ways that emphatize hygiene, nutrition and safety dissociated from activities that are considered educational. In the light of anthropological analysis, the organization and uses of space, daily care and rules of hygiene reflect values used by adults to organize social reality. The text is organized in five chapters. In the first part, the problem is presented as well as the theoretical foundations and the research development. The third chapter resents the context of the research. The actual child care practices are described and analyzed in chapter four and in chapter five the author analyses the meaning of child care educators. The final part presents ideas for the organization and implementation of child care practices in day-care institutions.
Descrição
Citação
MARANHÃO, Damaris Gomes. O cuidado como elo entre a Saúde e a educação: um estudo de caso no berçário de uma creche. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 1998.