Especialização em Educação Socioambiental e Sustentabilidade

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 21
  • Item
    Histórias pessoais como ferramenta de representatividade e conscientização sobre as mudanças climáticas
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Zani, Silvia Vieira Martins [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    This article investigates the potential of personal stories as tools to raise individual awareness about climate change. Through a comprehensive literature review, a gap in the literature on the core of this article was identified. By delving into two specific studies, the intrinsic role of personal narratives in transforming individuals into protagonists of their own stories was explored. This endeavor aimed to understand how such accounts could influence self-perceptions and engagement with environmental issues. Drawing inspiration from Marshall Ganz's work on the power of stories in social movements, and Ana Tereza Camasmie's exploration of the intersection between personal narratives and philosopher Hannah Arendt's thoughts on statements about historical-social events, a journalistic action plan for environmental education was proposed. This plan consists of four stages: the collection and selection of personal stories anchored in climate change, the creation of engaging narratives driving empathy and reflection, the dissemination of these narratives through appropriate media platforms, and the subsequent evaluation of the impact of these stories on awareness and the fostering of collective actions towards climate change. The conclusion supports the notion that personal stories emerge as essential means for awareness and mobilization in the context of climate change. However, it underscores the necessity of strategically exploring how these narratives can be employed to foster a deeper understanding of the subject and to catalyze collective actions, thus paving the way toward a sustainable future.
  • Item
    Processos de implantação de Parques Municipais, conflitos e participação social: estudo de caso do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Lansoni, Mayra Seki [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; http://lattes.cnpq.br/7539426340261851; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Unidade de Conservação (UC), são áreas protegidas e asseguradas por Lei (Sistema Natural de Unidade de Conservação (SNUC), 2000) e surgem como estratégias para barrar impactos antrópicos negativos e buscar a preservação da mata e animais nativos. Cada categoria de UC possui uma finalidade específica, de acordo com seus atributos, norteadas pelo SNUC e suas diretrizes fazem referência à participação social desde o início da criação até a sua gestão. Diante do exposto, a ideia do presente capítulo não é esgotar o assunto, mas explorar um apanhado de informações dos processos de implantação de UCs, especialmente de parques municipais, no que tange a participação da sociedade durante a criação do mesmo e eventuais casos de conflitos sociais.
  • Item
    Educação e sensibilização ambiental para crianças: Relato de uma experiência em uma escola de educação básica da rede pública de São Paulo - SP
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Rocha, Maria Inez [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; http://lattes.cnpq.br/5808007092655025; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Práticas de educação ambiental transversais são recomendadas em diversos instrumentos legais. Percebe-se no entanto, uma dificuldade por parte de professores em aplicar tais recomendações na prática diária da sala de aula. O presente trabalho apresenta um relato da aplicação de uma proposta de sensibilização ambiental em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. Por meio de uma sequência didática envolvendo aspectos de educação alimentar, artes cênicas e ciências biológicas, os estudantes puderam exercitar e aprimorar a autonomia na aprendizagem, a vinculação com a natureza e melhoria de hábitos alimentares.
  • Item
    Transformando a realidade pela Educação Ambiental: Estudo de caso do curso Percepção de Riscos e Adaptação às Mudanças do Clima
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Pontalti, Débora [UNIFESP]; Michelle, Luana [UNIFESP]; Pampolha, Michelle Souza [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; http://lattes.cnpq.br/5887578088213323; http://lattes.cnpq.br/3478313190340077; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    A Carta da Terra defende a ideia de que todos os indivíduos pertencem a mesma comunidade de vida, portanto, todos compartilham a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo onde se vive. Contudo, a contínua expansão das cidades, seu adensamento populacional e os impactos socioambientais decorrentes têm comprometido o meio ambiente e a saúde ambiental. O curso Percepção de Risco e Adaptação às Mudanças do Clima, oferecido no distrito de Capão Redondo, zona sul de São Paulo, buscava potencializar e disseminar informações sobre os valores da Carta da Terra e mitigar riscos associados às mudanças do clima, por meio da formação de agentes multiplicadores. Cursaram esta formação 39 participantes, em sua grande maioria educadores da rede pública, que moram ou atuam na região de Campo Limpo. Segundo as avaliações preenchidas ao final do curso, os conteúdos trabalhados proporcionaram aos participantes ferramentas capazes de ampliar o conhecimento sobre seu território e contribuiu para o despertar de outras formas de uso e ocupação do solo, visando a prevenção de acidentes. Desta forma, conclui-se que o objetivo inicial do curso foi alcançado, ao munir os cidadãos de instrumentos e ferramentas que auxiliem a dirimir os impactos sociais e ambientais do território onde vivem e atuam.
  • Item
    Raízes Sustentáveis: Um projeto para a Igreja Presbiteriana de São Miguel Paulista
    (Universidade Federal de São Paulo, 2023) Azevedo, Juliana Valentim Oliveira de [UNIFESP]; Mazzoni, Alessandro Mendonça; http://lattes.cnpq.br/5462424587820607; http://lattes.cnpq.br/0376229633918852; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
    Este artigo apresenta um projeto de educação socioambiental realizado na Igreja Presbiteriana localizada em São Miguel Paulista, um bairro periférico da cidade de São Paulo. O objetivo do projeto é conscientizar a comunidade sobre a gestão de resíduos sólidos e promover ações práticas nesse sentido. Ele inclui encontros abertos para diálogos sobre preservação ambiental, criação de um ponto de coleta de resíduos especiais, prática de coleta seletiva, brechó, feira de troca de itens sustentáveis, debates, oficinas e exibição de documentários. A metodologia envolve a aprovação formal do projeto, aplicação de questionários e análise dos resultados. O projeto busca não apenas conscientizar, mas também incentivar práticas sustentáveis na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de um bairro mais responsável e engajado com a preservação do meio ambiente, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e promovendo a inclusão e o desenvolvimento sustentável na periferia.